terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Política: Janot parte pra cima de Sarney, Jucá, Renan e Sérgio Machado

O Procurador-geral da Repúlica, Rodrigo Janot, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra a cúpula do PMDB, partido político que articulou e promoveu o impeachment da presidente Dilma Rousseff, e do ex-diretor da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado, que disse em delação premiada ter repassado R$ 70 milhões aos três congressistas.
Segundo Janot, a organização criminosa formada pelo ex-presidente da República José Sarney, pelo ex-presidente do Senado, Renan Calheiros e pelo senador Romero Jucá, tinha a intenção de barrar as investigações da Operação Lava jato. Especialmente em relação a políticos do PMDB, do PSDB e do próprio PT, por meio de acordo com o Supremo e aprovação de mudanças na legislação.

Conforme revelou o ex-diretor da Transpetro, quando também teve que explicar o conteúdo de conversas gravadas com os congressistas envolvidos e divulgadas em maio 2016. Confira nos vídeos abaixo, um resumo dessas conversas. 

Tratava-se de um pacto tenebroso, "com o Supremo,com os jornais, com todo mundo", conforme dito por Romero Jucá no diálogo gravado com Sérgio Machado e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, naquela ocasião. 

O fato teve grande repercussão pública na época, quando Jucá era o ministro do Planejamento governo Temer, depois foi afastado em virtude do escândalo. Hoje, Jucá ocupa o "honroso" cargo de líder do governo no Senado. 

Tal qual outro importante ex-integrante da cúpula do PMDB, o ex-presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, principal precursor do golpe político contra Dilma Rousseff, preso e condenado a vários anos de prisão, Sarney, Renan e Jucá terão que prestar contas à justiça por esta "costura politica de um grande acordo espúrio para para evitar o avanço do complexo investigatório, como disse Rodrigo Janot. 

Uma ação audaciosamente temerária pretendida pelo trio de políticos do PMDB, com o objetivo claro de formar um pacto criminoso, visando a manutenção do poder não só de si próprios, mas do partido mais importante e influente dentro do Congresso Nacional. E, obviamente manter a impunidade que reina há muito tempo na política brasileira.

Janot pede abertura de inquérito contra Sarney, Jucá, Renan e Sérgio Machado

Do MPF, via ParanáPortal

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra o ex-presidente José Sarney, os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por possível crime de embaraço às investigações na Operação Lava Jato. As manobras dos políticos para interferir nas investigações foram detalhadas por Sérgio Machado em acordo de colaboração premiada.

No Termo de colaboração 10, o ex-diretor da Transpetro explicou o conteúdo de cerca de seis horas de conversas gravadas com os outros envolvidos, que demonstram a motivação de estancar e impedir, o quanto antes, os avanços da Operação Lava Jato em relação a políticos, especialmente do PMDB, do PSDB e do próprio PT, por meio de acordo com o Supremo Tribunal Federal e da aprovação de mudanças legislativas.

Segundo o procurador-geral, o objetivo dos congressistas era construir uma ampla base de apoio político para conseguir, pelo menos, aprovar três medidas de alteração do ordenamento jurídico em favor da organização criminosa: a proibição de acordos de colaboração premiada com investigados ou réus presos; a proibição de execução provisória da sentença penal condenatória mesmo após rejeição dos recursos defensivos ordinários, o que redunda em reverter pela via legislativa o julgado do STF que consolidou esse entendimento; e a alteração do regramento dos acordos de leniência,  permitindo celebração de acordos independente de reconhecimento de crimes.

Leia a matéria completa aqui e obtenha mais informações aqui.







Imagem: repodução/Migalhas

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger