quarta-feira, 21 de março de 2018

Recursos hídricos: mais de 60 projetos sobre a água tramitam no Senado [vídeo]

Está acontecendo em Brasília desde o dia 18, o 8º Fórum Mundial da Água. Com término previsto para o dia 23, o evento destaca a necessidade de incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos. São mais de 60 propostas que tramitam no Senado, tratando sobre o tema. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/2018, que inclui o acesso à água potável entres os direitos e garantias fundamentais.
"É importante que se possa apreciar todas as matérias possíveis, que estão tramitando na Casa, vinculadas ao tem e que possam garantir o acesso à água de boa qualidade. É preciso que um aparato legal que faça com que a gente tenha uma boa legislação sobre essa questão que é sinônimo de vida", defende o senador Jorge Viana (PT-AC).

Outro projeto em tramitação no Senado é o PLS 753/2015, que quer tornar obrigatório o reuso de água em obras custeadas com recursos federais, o que incluiria as construções de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a proposta, o aproveitamento seria para fins de irrigação de jardins, lavagem de calçadas e de veículos,, descargas sanitárias, entre outros usos semelhantes. 

"Não adianta a gente fazer uma contenção de água e tomar mediadas para preservar a água, utilizando de maneira melhor somente um determinado período. É preciso que muitas dessas medidas sejam assumidas culturalmente pela população", avalia a senadora Lídice da Mata (PSD-BA). 

Já o senador João Capibaribe (PSB-AP) ressalta a necessidade do uso racional dos recursos hídricos. "Os nossos mananciais estão comprometidos pela utilização indevida e também pela contaminação. Por esse modelo de desenvolvimento desenfreado que promove a atividade econômica sem observar os impactos que essas atividades provocam na natureza".



Fonte: Senado notícias/oestadoce
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger