domingo, 2 de setembro de 2018

Contas de luz continuarão com bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31/08), que manterá a bandeira vermelha patamar 2 em setembro, a exemplo do que ocorreu nos últimos quatro meses. Ou seja, os consumidores continuam a pagar a cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 kWh de energia consumida.
Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nas contas de luz em razão da falta de chuvas e redução do volume dos principais reservatórios, o que diminui a produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.


Para acionamento das bandeiras, são considerados os seguintes fatores:

- o custo de geração térmica mais cara;
- a expectativa de chuvas;
- e o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Com volume mais baixo nos reservatórios diminuiu a capacidade das hidrelétricas de produzirem a quantidade de energia elétrica estabelecida nos contratos. Para suprir a demanda, é necessário lançar mão do uso da energia produzida pelas usinas térmicas, que custam mais caro.

As previsões de chuvas abaixo da média para os próximos meses na região dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia no país, devem pressionar as bandeiras tarifárias.

O presidente das Associação dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria, avalia que a bandeira tarifária deve permanecer em vermelha 2 até o final do ano.

O sistema de andeiras tarifárias foi instituído pela Aneel, em 2015, com o objetivo de sinalizar aos consumidor o custo real da da geração de emergia elétrica. As cores, verde, amarela ou vermelha indicam se haverá ou não acréscimo nas contas de luz do consumidor final.

Fonte: Poder360
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger