quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Política: Partido Comunista chinês convida o PSL de Bolsonaro para uma visita a Pequim

Reportagem de Jamil Chade e Mariana Haubert, no Estadão, informa que o Partido Comunista de Pequim convidou membros do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, para uma visita à China, na esperança de manter uma relação "pragmática". No último dia 15 de novembro, a embaixada da China no Brasil enviou um carta abrindo convite para receber uma delegação de dez membros do PSL, que foi entendida como um gesto dos chineses para tentar se aproximar do novo governo brasileiro.
Filho do presidente eleito, Eduardo Bolsonaro propôs à Câmara um projeto de lei para criminalizar o comunismo. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro criticou a China, o que levou Pequim a se preocupar com uma eventual vitória do candidato do PSL. No entanto, seus correligionários estão dispostos a atravessar o mundo.

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), disse ao jornal que o convite é "muito bem-vindo", e que irá levar o convite à discussão na bancada do partido. Bivar, avaliou que o convite não se choca com a linha do futuro governo. "É uma questão de diplomacia entre dois partidos", disse. Outro integrante do partido, senador eleito Major Olímpio, disse~que não vê problema  em aceitar o convite. "A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil", declarou. 

Assim que Bolsonaro foi eleito, jornais chineses que servem de porta-vozes para o Partido Comunista alertaram sobre o risco que o Brasil correria se modificasse o tratamento dispensado à Pequim. "Ainda que Bolsonaro tenha imitado o presidente dos EUA ao ser vocal e ultrajante para captar a imaginação dos eleitores, não existe razão para que ele copie as políticas de Trump", alertaram os chineses. Bolsonaro, aos longo da campanha presidencial, criticou a China. Em fevereiro, ele ainda visitou Taiwan, o que deixou Pequim Irritada. Além disso, os diplomatas chineses perceberam que o futuro chanceler escolhido pelo presidente eleito do Brasil, Ernesto Araujo, dará atenção especial às relações com o governo americano.

A estratégia dos chineses é de não se afastar de Brasília, escolhendo com meio de aproximação, o partido do presidente eleito (PSL). "Com o objetivo de aprofundar o conhecimento mútuo, o Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China tem a honra de convidar uma delegação do PSL (10 membros) para visita à China no ano corrente", diz a carta dos chineses. 

"A proposta do tema da visita é o intercâmbio de experiências de governança e cooperações pragmáticas entre os partidos", diz o texto, que usa a referência ao pragmatismo como forma de mandar um recado ao novo governo brasileiro, que tem prometido não ser guiado por "ideologia". Na carta, os chineses se comprometeram a arcar com as despesas de passagem, alimentação e alojamento dos convidados na China. E ficariam muito agradecidos se os membros do PSL apresentassem uma proposta de visita, sugerindo data, composição da delegação e temas de interessa. 

[Em seus quase 30 anos no exercício no mandato de deputado, Jair Bolsonaro passou grande parte do tempo criticando veementemente o comunismo e a relação diplomática dos governos do PT com países vizinhos, ditos ditatoriais e comunistas. Comumente, na campanha eleitoral para presidente fazia severas críticas com referências negativas ao regime comunista. Seguindo os passos do pai, o deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou-se inimigo do regime. O futuro chanceler, Ernesto Fraga Araújo, escolhido por Bolsonaro para chefiar as relações exteriores, tem demostrado estar mais perto de Trump e longe da China. Araújo, disse acreditar "que a mudança climática é um dogma científico influenciado por uma cultura marxista que quer atrapalhar o ocidente e favorecer a China.] 

Imagem: reprodução/Foto: Dida Sampaio/Estadão

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger