domingo, 21 de abril de 2019

A santa sabedoria, por Nilson Lage

Por Nilson Lage* - Pode ser que o universo não tenha começo, função ou finalidade. No entanto, se a lógica dos homens reproduz a razão do Cosmos ( oque muito nos contentaria), havendo criação e criaturas, há Criador. Não se consegue provar o contrário e essa é condição prévia para algo ser verdade: o oposto - falso o que não se pode provar ser verdadeiro - conduziria à eliminação das hipóteses e ao fim da ciência.
Santos ou espertos dizem ter encontrado o Criador e com ele dialogado por via da introspecção. À maioria dos homens, porém, é dado apenas encontrá-Lo nas coisas e nas pessoas - boas pu más, porque lidar com ambas nos torna mais sábios. E o mais fascinante é que o caminho para tal sabedoria está aberto também aos não-crentes: tornamo-nos pessoas melhores, o que é outra forma de nomear o mesmo feito.

A espécie humana processa informações o tempo todo, seja para reagir a estímulos imediatos, seja para revisar o incessante planejamento de longo prazo. A sabedoria, no entanto, é consequência do cultivo de uma espécie particular de conhecimento, que floresce quando a  mente se liberta; os contatos são amplos, diversificados; a convivência conduz à tolerância e à solidariedade; a imersão, a adesão retém os momentos na memória, como quadros didáticos.

Não se deve confundir sabedoria com erudição, escolaridade ou reconhecimento pelos outros. A primeira diferença está na qualidade: é adesão passional, não só cognitiva. Outra, independe do tempo, lugar, classe social ou domínio de tecnologias: há sábios em épocas, culturas e grupos humanos improváveis. Uma terceira, a modéstia: dispensa notoriedade - e, no entanto, transcende.

Tiranos e demagogos temem mais a sabedoria do que a violência.

Isso nos permite compreender porque ideologias e comportamentos diferentes dos nossos - tão elucidativos de nós mesmos - são cercados de mistério e perigo; somos distraídos para contendas tolas; disputamos simulacros de poder e de fortuna. 
Ensinaram-nos a história da Europa como se fosse a história do mundo; a geografia de terras e mares, campo e cidades sem gente; línguas como esqueletos preenchidos por conceitos indefinidos ou estreitados em excesso; mais algoritmos (o passo-a-passo) do que a lógica dos valores.

Explica, enfim, por que escondem as artimanhas da prospecção dos desejos e as artes da retórica como que nos enganam: seria mais difícil enganar-nos, se soubéssemos. 

Na atual campanha de vacinação contra a sabedoria, no Brasil, destacam-se chocantes medidas reveladoras. 

A permissão para que crianças sejam poupadas de conviver com outras no ensino básico é um convite para que cresçam tão estúpidas quanto seus pais, que lhes impuseram prisão domiciliar; não teria maior importância no todo, se não simbolizasse o desapreço às trocas culturais entre as famílias e não estimulasse a evasão escolar nos meios rurais e periferias em que a exigência das matrículas obriga, por coerção, ao letramento. 

A redução dos currículos do ciclo básico à receita do "saber ler, escrever e contar", com limitação do ensino das ciências naturais e a supressão de disciplinas formativas, como ciências sociais e filosofia, aponta para a divisão radical entres os que planejam e controlam, de um lado, e os executores a que se negam ferramentas da cidadania, concorrentes às máquinas inteligentes. 

A escola sem partido, afinal, aprisiona gerações futuras em nosso estágio social medíocre, como se fosse possível realizar a ameaça de Francis Fukuyama, de congelar, defunta, a História.

Com todo esse esforço, não poderão, ainda assim, impedir que surja um outro sábio, desgarrado. Esperam apenas, que se aparecer, nenhum dos entes do rebanho o entenda. 

*Nilson Lage é professor Titular na UFSC e professor  Adjunto na Ufrj
Imagem: reprodução  

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger