quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ministro da Saúde defende fim da gratuidade do SUS

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, transmitido na noite desta segunda-feira (17/05), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que vai "provocar" o Congresso a defender o fim da gratuidade universal do SUS (Sistema Único de Saúde). E criticou o Programa Mais Médicos. 

"É justo ou equânime uma pessoa que recebe 100 salários mínimos ter o atendimento 100% gratuito no SUS? Quem vai ter 100% de atendimento gratuito no SUS? Eu acho que essa discussão é extremamente importante para esse Congresso. Eu vou provocá-la, vou mandar a menagem, sim, para a gente discutir equidade e esse ponto a gente vai por o dedo", comentou o ministro após quase 1h30 de respostas.

Mandetta também foi questionado sobre o Programa Mais Médicos, criado pelo governo petista para promover o atendimento médico em partes deficientes do país. Para o Ministro o programa, que contava com o recrutamento de médicos cubanos através de um convênio com a OEA, foi "uma grosseria com a Constituição" ao não permitir que os médicos contratados atendessem fora dos postos para os quais foram chamados. 

"Eu não vi nenhum cubano atendendo no Albert Einstein, na avenida Paulista, porque decerto se fizesse algo com alguém da elite paulista seria um absurdo, mas para o interior vale, como se houvesse vida do interior e da capital", afirmou em crítica ao acordo. Para ele, o Mais Médicos tinha problemas estruturais absurdos" em nome de ter este médico é melhor do que não ter nada".  

Mandetta também culpou a ideologia pelo problema do vício em drogas, afirmando que a luta antimanicomial se tornou uma bandeira da esquerda. "Quando o crack chegou, atingindo a população de baixa renda, da classe C, D e E, não havia mais estes leitos". Os entrevistadores no entanto ressaltaram que o vício em álcool, de acordo com estudos, é mais grave no Brasil do que o de drogas pesadas. Perguntado sobre a defesa da proibição de publicidade de bebidas alcoólicas, Mandetta apenas defendeu uma discussão da medida dentro do Congresso.

Imagem/reprodução/Foto: José Cruz/Agência Brasil

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger