segunda-feira, 27 de maio de 2019

Veja quem não apoiou, mas comemorou os atos pró-Bolsonaro

Por Samanta do Carmo, no Congresso em Foco - A deputada estadual pelo PSL em São Paulo, Janaína Paschoal, comemorou em suas redes sociais os resultados das manifestações em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que acorreram em diversas cidades do país neste domingo (26). Em seu Twitter, Janaína comentou que "a sabedoria popular corrigiu os excessos", entre outras postagens.
Durante a semana passada, a deputada havia se posicionado de forma crítica à convocação em favor de seu colega de partido e presidente da República. "Quero esclarecer que não sou contrária a manifestações, até por se tratar de uma garantia constitucional. Mas muito me preocupa o clima que se instala na nação", escreveu a parlamentar na quinta-feira (23). Neste domingo, no entanto, teve elogio até para a imprensa.

Líder nacional e porta-voz do movimento Vem pra Rua, Adelaide de Oliveira, comentou as manifestações em entrevista ao Congresso em Foco e disse o dia foi histórico: "Acho que hoje é um dia histórico, a primeira manifestação a favor, com pautas propositivas, isso é para se comemorar, não é um problema, isso é um amadurecimento democrático. Antigamente na época do PT se ia para rua se manifestar contra alguma coisa de forma violenta", afirmou. "O mesmo brasileiro que sabe criticar também sabe dar apoio", completou.

O Vem Pra Rua não mobilizou seus militantes para participarem dos atos deste domingo. A justificativa foi que o grupo é suprapartidário e não defende governos, além disso, havia a preocupação com o caráter personalístico da mobilização, focada na figura de Bolsonaro e sua família. Adelaide não tem que o VPR perca espaço ao ficar de fora. "Nosso raciocínio não é de perder espaço não, é de coerência. O Vem Pra Rua trabalha muito pelas suas convicções e tem coerência neste discurso, seríamos aproveitadores se nós tivéssemos ido porque a manifestação ia ser boa, nós vamos a uma manifestação, seja ela promissora ou não, se nós nos alinharmos com a pauta", argumentou a líder nacional do VPR.

Movimento Brasil Livre e Partido Novo também não se engajaram na mobilização pró-Bolsonaro e mantiveram silêncio em suas redes sociais.

Centrão 

Quem também se manifestou, mas sem comemorar, foi o líder do Democratas na Câmara, Elmar Nascimento. O partido do presidente da Câmara, Rodrigo Mais, integra o grupo chamado "Centrão", que conta ainda com PP, PR, PRB, e Solidariedade. O Centrão foi um dos alvos favoritos de críticas do manifestantes neste domingo. Por meio de nota, o deputado comentou que a pauta levada para as ruas mostra que o Congresso é fundamental.

"Como defensor da democracia, das opiniões divergentes e do diálogo, respeito os manifestantes que saíram às ruas neste domingo. Ressalto que a maioria deles manifestou-se a favor da reforma da Previdência e do pacote anticrime, ambos em tramitação no Legislativo. Desta forma, a Câmara e o Senado são fundamentais no processo de aprovação das duas pautas. O STF também é pilar da democracia e, tenho certeza, contribuirá para o fortalecimento das instituições. Ninguém governa sozinho", diz a nota. 

Imagem: reprodução/Foto: Fabio Rodriguez Possebom/Agência Brasil

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger