terça-feira, 30 de julho de 2019

Banco do Brasil começa programa de reestruturação, com incentivos para funcionário se desligar da instituição

Começou nesta terça-feira (30) o Programa de Adequação de Quadro (PAQ) lançado pelo Banco do Brasil S/A, com o objetivo de fazer uma nova reestruturação na estatal e estimular a demissão de funcionários. Para incentivar pedidos de desligamento, o Programa oferece um bônus que varia entre R$ 20 mil e R$ 200 mil, conforme o tempo de serviço na instituição financeira, além de outros benefícios.
O funcionário que trabalhou no Banco por até 20 anos, poderá receber 7,8 salário brutos, enquanto o funcionário que atuou por mais de 20 anos na instituição ganhará o equivalente a 9,8 salários brutos. Quem aderir ao Programa receberá os direitos regulamentares de desligamento, além do ressarcimento do plano de saúde, inclusive dependentes, pelo período de um ano. O Banco oferece ainda pagamento de cursos de graduação, de idiomas e certificações. Além disso o programa prevê que os funcionários interessados poderão se aposentar ou pedir desligamento consensual, previsto na legislação trabalhista.   

O Banco do Brasil prevê que, com a diminuição de cargos, haverá a redução de agências formais e o aumento de postos de atendimento, que precisam de menos funcionários. E informa que o PAQ foi criado para fazer um remanejamento de pessoal e não há metas de demissão. E que o Programa de Adequação de Quadro não é voltado para todos os funcionários, apenas para aqueles que trabalham onde há excesso de mão de obra. Fontes do BB informam que, se os funcionários se moverem, haverá vagas para todos. Mas isso não deve ocorrer, porque muitos não estão dispostos a mudar de município ou ir para cargos mais baixos dentro do Banco.

Dentro das metas do PAQ, também para se adequar à era digital, o Banco do Brasil pretende transformar 333 agências em Posto de Atendimento Avançado (PAA), que são pontos destinados a municípios desassistidos de serviços bancários e possuem estrutura reduzida de funcionários. Está previsto que 49 PAAs se transformem em agências.

Também para se adequar à digitalização do banco, 333 agências serão transformadas em Posto de Atendimento Avançado (PAA), que são pontos destinados a municípios desassistidos de serviços bancários e possuem estrutura reduzida de funcionários. Outras 49 PAAs devem se transformar em agências. Segundo o BB, nenhum posto de atendimento será fechado e por isso, não haverá municípios desassistidos. Porém, os PAAs não sã reconhecidos como agências formais pelo Banco Central (BC).

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e Secretaria de Desestatização, fechou sete programas de demissão voluntária em estatais. Um deles foi feito pela Caixa Econômica Federal, que tem o objetivo de reduzir o quadro de funcionários em 3,5 mil postos. A estimativa é de que 21 mil empregados sejam desligados nesses sete programas de desligamentos. A Pasta estuda a adoção de mais quatro PDVs para outras estatais.  

A redução da estrutura do Banco do Brasil começou no ano passado, quando o banco diminuiu em quase 2,2 mil o número de funcionários, com o fechamento de várias agências. Atualmente o quadro de funcionários na Estatal BB tem cerca de 100 mil trabalhadores. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, no primeiro semestre de 2019, os bancos fecharam 2.057 postos de trabalho no país. Desde 2013, foram fechados em trono de 62,7 mil postos nas instituições financeiras. 

Para mais informações sobre o Programa de restruturação do Banco do Brasil, clique aqui

Fonte: Correio Braziliense 
Imagem: reprodução/Foto: Fernado Bizerra/Agência Senado

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger