quarta-feira, 4 de setembro de 2019

5ª série

Por Hélio Schwartsman*, na Folha - Vamos colocar a discussão em nível de 5ª série para que todos a compreendam. Sim, o Brasil tem soberania sobre a Amazônia. Se quiser derrubar toda a floresta e pavimentar a área, transformando-a num gigantesco estacionamento, pode perfeitamente fazê-lo. Só que o mundo também tem suas soberanias.
Se consumidores ou governos estrangeiros decidirem que vão deixar de comprar produtos brasileiros ou impor sanções ao país, podem fazê-lo.

Nesse cenário, o Brasil amargaria duplo prejuízo: perderia a floresta e se veria transformado em pária internacional. É um tiro ni pé, portanto, a atitude do governo Bolsonaro de bater boca com líderes de nações que nos cobram os compromissos de preservação ambiental firmados pelo Estado Brasileiro. 

Jair Bolsonaro e seus seguidores não só não veem o óbvio como, de forma preocupantemente infantil, se põem a insultar o presidente francês Emmanuel Macron, fazer referências à aparência de sua mulher e a exigir que ele "retire o que disse". Só ficou faltando o "te pego na saída". 

Bolsonaro já deu todos os sinais de que não deixará de ser Bolsonaro. Ele seguirá com sua agenda ideológica e péssimos modos até o fim. Pode recuar diante de um obstáculo que julgue difícil transpor num dado instante, mas apenas para tentar de novo mais adiante. Ele deve até achar que ganhou o embate contra a França, já que chamou a mulher de Macron de velha e feia sem usar essas palavras. 

Em medidas um pouco mais objetivas, porém, a popularidade do presidente está caindo rapidamente, anos e anos de trabalho de diplomacia ambiental brasileira foram jogados no lixo, alguns produtores brasileiros, como os do setor de couros, já enfrentam boicote lá fora e o país está perdendo áreas de floresta sem ganhar com isso. Bolsonaro só somou pontos com o público que já era seu. Se isso é uma vitória, precisamos redefinir o o significado de derrota.

*Hélio Schwartsman é jornalista, autor de "Pensando Bem..."
Imagem: reprodução/Foto: Dida Sampaio/Estadão

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger