segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Veríssimo: 'chance de sermos presos multiplica-se, e a repressão aumenta dia a dia'

"Escritor Luis Fernando Veríssimo alerta, de forma irônica, para a perseguição cada vez mais saliente do governo Bolsonaro contra tudo o que remete à arte e ao social. "Muitos companheiros da resistência estão desaparecidos", diz ele, e foram levados "em camburões do temido Departamento de Combate à Criatividade com destino ignorado, todos nus".
Em coluna publicada no jornal o Estado de S.Paulo, o escritor Luis Fernando Veríssimo alerta de forma irônica para os retrocessos que o governo Jair Bolsonaro impõe sobre a cultura. 

"Qualquer manifestação artística com o nome de 'vanguarda', 'social' e etc., já era proibida no território nacional e agora para simplificar, decidiram proibir qualquer manifestação artística no território nacional, sovo a de bispos cantores", afirma. 

"Muitos companheiros da resistência estão desaparecidos, como o pessoal do teatro de vanguarda obrigado a desocupar o teatro onde encenavam uma peça de conteúdo social, o que é proibido, e levados em camburões do temido Departamento de Combate à Criatividade com destino ignorado, todos nus", acrescenta.  

De cordo com o escritor, "a queima de livros que pregam o evolucionismo, o sexo recreativo, a redondeza da terra, o ridículo de acreditar em astrologia, o socialismo ou tudo isso ao mesmo tempo, continua e já há uma corrente que julga inútil queimar livros se suas ideias continuam a existir e serem propagadas por mentes doentias, e sugere que se queime escritores, ou na ordem alfabética ou pela sua evidente combustibilidade. "Somos obrigados a mudar o código quase que diariamente para evitar a detenção". 

Fonte: 247
Imagem: reprodução/Foto: divulgação

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger