quarta-feira, 18 de março de 2020

Coronavírus deixa dengue ainda mais perigosa para o paranaense

Bem Paraná - Em uma semana, o Paraná confirmou 12.872 novos casos de dengue e, com isso, bateu o recorde histórico da doença. Agora, o ano epidemiológico tem 65.524 casos confirmados, muito acima do ano de 2015/2016, de pouco mais de 56 mil casos, até então o de maior quantidade de casos. Também foram confirmadas mais de 12 mortes em decorrência da dengue no Paraná, totalizando 49 no ano.

A dengue, se já é preocupante, ganha um quadro ainda mais dramático com a pandemia de coronavírus. A doença atinge mais seriamente idosos, portadores de doenças como diabetes e hipertensão, e também aquelas pessoas debilitadas, que justamente é a situação normal de um paciente de dengue.

Além disso, nas últimas semanas, a demanda por leitos hospitalares em decorrência da dengue estava alta nas regiões afetadas do interior do Paraná. No começo do mês, o Hemepar também divulgou que trabalhava no limite dos estoques de sangue, e uma das causas era a demanda por pacientes com dengue. 

Num cenário deste, o coronavírus pode ser mais ingrediente maligno na saúde destas regiões. 

Ações

O comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, está organizando uma grande mobilização de combate à doença em 60 municípios que apresentam os maiores índices de incidência de casos confirmados de dengue. 

A ação acontece no próximo sábado, com organização da Defesa Civil e participação de 600 soldados do Exército, militares da Secretaria da Segurança Pública, 60 integrantes da Defesa Civil municipal, além de técnicos da vigilância ambiental das cidades envolvidas.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria da Saúde iria promover a capacitação dos participantes por videoconferência. Desde o início do ano mutirões são realizados nas áreas mais afetadas. 

Imagem: reprodução/Foto: Divulgação/Sesa-PR

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger