sábado, 2 de maio de 2020

Depoimento de um vírus: "Vim esclarecer pontos fundamentais"

Por Valdemar Augusto Angerami, no Carta Capital - Sou um simples vírus. Vim esclarecer pontos fundamentais sobre a minha razão de ser. Não é fato que provoco o desequilíbrio no mundo, ao contrário, veja como a poluição diminuiu, como se é possível ver o firmamento estrelado até nas grandes cidades. Os rios mais limpos. As pessoas voltaram a se preocupar umas com as outras.

Embora esteja envolto no manto da morte, trago de volta o valor da vida. Mostrei o tanto que a arrogância e prepotência dos governantes é mais letal do que qualquer novo vírus. Não sou eu que crio a fome, a miséria envolta em desigualdade social muito além da moralidade provocada por qualquer vírus. Nem tampouco o destempero desqualificado de figuras tão patéticas como Bolsonaro e Trump. Esses estúpidos afirmam que a economia importa mais que vidas humanas, na condição de vírus não tenho essa idiotia como posicionamento.

Culpem os vírus por essa desordem mundial, certamente é mais cômodo. A destruição ambiental não foi causada por qualquer vírus; a brutalidade nas relações interpessoais também não é virótica; o consumismo desenfreado que leva ao total distanciamento entre as pessoas, entre bens de consumo necessários e supérfluos, tampouco tem a presença de vírus. O ódio que incendei o coração humano traz o vírus da desesperança, do desalento e da total perda da condição humana.

Tudo agora é o vírus, e figuras tão esdrúxulas como o Doria ganham protagonismo de estadista diante da boçalidade bolsonarista. Mais fácil culpar os vírus. As pessoas em situação de rua estão sendo dizimadas, em nova assepsia social, assim também com a população carcerária. Culpemos o vírus. E todos estarão tranquilos e em paz com suas consciências. 

Imagem: reprodução/Foto: AFP

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger