segunda-feira, 4 de maio de 2020

Estados prorrogam a quarentena com restrições mais duras

Dezessete estados e o Distrito Federal prorrogaram o período de quarentena para conter o avanço da transmissão do coronavírus no país. Em alguns locais, medidas mais severas foram anunciadas para os próximos dias, para garantir que as pessoas fiquem em casa.
Conforme apurou o site de notícias G1, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe estenderam o isolamento social e as restrições de funcionamento de estabelecimentos que não se enquadram na categoria de serviço essencial. 

A região metropolitana de São Luis, no Maranhão, foi o primeiro local no país a determinar o bloqueio total (lockdown), a partir de terça-feira, dia 5. Com isso:  

- Fica proibida a entrada e a saída de veículos na região, com exceção de caminhões, ambulâncias e atividades de segurança;
- Veículos particulares só podem circular para uso de serviços essenciais, como compra de alimentos, medicamentos e busca por atendimento médico;
- Fica limitada a circulação de pessoas nas vias e espaçõs públicos;
- O uso de máscaras passa a ser obrigatório;
- Agências bancárias e casas lotéricas só devem abrir para o pagamento do auxílio emergencial, salários e outros benefícios;
- Serviços que não se enquadram na categoria de 'essenciais' ficam totalmente suspensos.

O bloqueio total no Maranhão deve durar por pelo menos dez dias.

Em São Paulo a quarentena está mantida até o dia 10 de maio e medidas mais severas de circulação foram anunciadas após o afrouxamento do isolamento por parte da população.

Com isso, o prefeito Bruno Covas (PSDB), determinou o uso obrigatório de máscaras no transporte público e o bloqueio de grandes vias de acesso da capital a partir desta segunda-feira, 4, para impedir que as pessoas saiam de casa. Estarão fechados quatro trechos para o trânsito de carros, na Zona Sul, norte, leste e oeste.

Blitzes educativas, ação conjunta com as secretarias municipais da´Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU), também com o apoio do CPTran, GCM e CET, vão ocorrer em outros dois endereços, ambos na zona oeste, também entre 7h e 9h: Av. Dr. Vital Brasil (B/C) x R. Camargo; e Av. João Paulo I (B/C) altura do nº 2.868. A CET vai monitorar os bloqueios definidos e orientar o tráfego nas regiões, visando preservar a segurança dos usuários das vias.              

Coronavírus no Brasil 

Todas as medidas tem como objetivo impedir a transmissão do coronavírus e a sobrecarga da rede pública de saúde, que em vários estados a situação beira o limite da capacidade do sistema. 

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no sábado, 2, o Brasil registrou 421 novas mortes e 4.970 novos casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o país passa a ter, ao todo, 6.750 óbitos e 96.559 casos de infecção pela covid-19.

Por Redação do Catraca Livre
Imagem: reprodução/Foto: Istock

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger