terça-feira, 26 de maio de 2020

Secretária da Saúde autoriza retorno de treinos no futebol parananense

A Secretária Estadual da Saúde autorizou nesta segunda-feira (25) o retorno dos treinos físicos no futebol paranaense, determinado os protocolos a serem seguidos para evitar o contágio do novo coronavírus. Nas próximas semanas o clubes vão tentar a liberação para treinamentos com bola.
"As normativas poderão ser revistas a qualquer momento. Os critérios adotados são objetivos, técnicos e científicos e levam em consideração a transmissão comunitária, a situação epidemiológica da covid-19 e a possibilidade de saturação do sistema hospitalar no Paraná", salientou a Secretaria da Saúde, ressaltando que a permissão é válida somente para os trabalhos físicos da categoria profissional e não vale para as divisões de base dos clubes.

A Federação Paranaense de Futebol projeta a volta do campeonato estadual para a metade do mês de junho, mas tudo depende do cenário da pandemia no Estado. A competição estão parada desde o dia 13 de março, quando era disputada a primeira fase do Campeonato Paranaense. Devido ao coronavírus os jogadores passaram a realizar os treinamento em casa, orientados por profissionais dos clubes. Na semana passada, o Coritiba realizou exames médicos em todos os jogadores, voltando aos treinos físicos no CT da Graciosa. 

Os protocolos para a realização dos treinamentos obedecerá as seguintes normas: na chegada ao treinamento, o jogador terá que responder um questionário sobre sintomas e terá medida a temperatura corporal; treinos individuas, com horários agendados; conversas deverão respeitar a distância de 2 metros entre as pessoas; profissionais de saúde do clube vão usar material de proteção (máscaras e luvas).

Medidas de higiene: os equipamentos individuais devem ser higienizados com álcool 70 e guardados no porta mala do carro; os atletas devem limpar as chuteiras e guardá-las conforme orientação da rouparia; proibidas: banheira de crioterapia, piscina, massagem e terapias manuais como processo de regenerativo; lavar com água, sabão e higienizar as mãos com álcool gel na saída do Centro de Treinamento; cada atleta deve higienizar o seu automóvel com álcool 70; deslocar-se diretamente do Centro de Treinamento para casa evitando caronas; cada atleta é responsável em levar para casa e lavar seu material de treino diariamente; retirar o calçado ainda fora da sua residência e guardar em local arejado, longe do contato de outras pessoas; lavar a roupa imediatamente sem misturar com as roupas de familiares ou outros. 

Fonte: Bem Paraná
Imagem: reprodução/Foto: Infografia

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger