segunda-feira, 8 de junho de 2020

Em dia de manifestações, Fantástico explica o que é fascismo e antifascismo

A edição do Fantástico deste domingo (7) apresentou uma reportagem dedicada à explicar o que é fascismo e antifascismo. O tema ganhou força nos últimos dias com as manifestações antirracistas que eclodiram pelo mundo após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.

O programa também apresentou pontos que ligam eventos que acontecem hoje no Brasil e no mundo com práticas fascistas, isso tudo a partir de explicações de especialistas.

De acordo com a reportagem, a busca pela palavra "fascismo" cresceu 1126% no Google. "O regime fascista surgiu nos anos 20 na Europa e teve como marco mais representativo o fascismo italiano de Mussolini", explica uma das fontes ouvidas pela reportagem. "Apareceu para impor a ordem, para recuperar os valores tradicionais", continuou.

O repórter Murilo Salviano então explicou que uma das características do fascismo é a existência de uma liderança forte, que é glorificada e idolatrada. 

"O líder aparece como a personificação deste exemplo ideal de cidadão. Ele se diz da verdade, para fazer com que as pessoas não busquem outras opiniões", explicou o repórter.

Outra característica do líder fascista citada pela reportagem é a censura e ataques constantes a veículos de imprensa, algo constantemente praticado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A reportagem então citou as declarações recentes de Bolsonaro chamando manifestantes antifascistas de "marginais e terroristas", endossando um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na semana anterior a esta fala, Bolsonaro compartilhou uma publicação nas redes sociais com uma frase usada pelo líder fascista italiano, Benito Mussolini.

Fonte: Fórum
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger