quarta-feira, 5 de agosto de 2020

WhatsApp ganha recurso de busca para combater fake news

www.seuguara.com.br/WhatsApp/fake news/
O WhatsApp anunciou um novo recurso de ajuda ao combate às fake news que proliferam na rede. Trata-se de um sistema de busca integrado, que vai permitir ao usuário checar rapidamente a veracidade de uma mensagem, de uma forma bem simples. Veja como. 
As mensagens que são encaminhadas com frequência terão um ícone de uma lupa ao lado. Clicando nela, o conteúdo da mensagem será usado para fazer uma busca no Google. 

No exemplo abaixo, uma busca em uma mensagem sobre o usos de "água de alho" quente para curara a Covid-19 rapidamente revela, logo nos três primeiros resultados, que se trata de Fake News. 

www.seuguara.com.br/WhatsApp/busca/fake news
Desde o mês de abril deste ano, o WhatsApp, também com o objetivo de combater as feke news, passou a limitar o encaminhamento de mensagens "altamente encaminhadas" a apenas uma pessoa por vez. Medida foi considerada bem sucedida, segundo a empresa. 

"Recentemente, introduzimos um limite para compartilhar 'mensagens altamente encaminhadas' em apenas um bate-papo. Desde a implantação desse novo limite, globalmente houve uma redução de 70% no número de mensagens altamente encaminhadas enviadas no WhatsApp", afirmou um porta-voz do aplicativo, em comunicado.

A empresa também trabalhou em parceira com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para desenvolver um robô (bot) com informações confiáveis sobre a Covid-19, e publicou uma cartilha que ensina em cinco passos como identificar Fake News e evitar que elas se espalhem. 

O WhatsApp informa ainda que, o conteúdo da mensagem é enviado direto ao navegador no PC ou smartphone, não passado por seus sevidores, garantindo assim a privacidade do usuário. A ferramenta de busca já está disponível para usuários no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido, na versão mais recente do WhatsApp para Android, iOS, WhatsApp Web e na versão Desktop. 

Fonte: Olhar Digital
Imagem: reprodução/WhatsApp

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger