sábado, 26 de setembro de 2020

Papa Francisco cita incêndios na Amazônia em discurso à ONU

www.seuguara.com.br/Papa Francisco/ONU/Amazônia/

Poder360
- Em discurso na 75ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta sexta-feira (25), o papa Francisco citou a situação dos incêndios na região Amazônica, para falar sobre a crise ambiental no planeta. Para o líder do Vaticano e da Igreja Católica, a questão está diretamente ligada a uma crise social que atinge vários países do mundo.

www.seuguara.com.br/Papa Francisco/ONU/

O papa considerou como perigosa situação da Amazônia e das populações indígenas que vivem nessa área. 


Assim como outros chefes de estado, tal como o presidente Jair Bolsonaro, Francisco enviou à ONU um vídeo com o pronunciamento. Em pouco mais de 26 minutos, o papa fez duras críticas ao sistema econômico mundial, traçando um paralelo com a crise causada pela pandemia de covid-19. 


O pontífice lembrou que a crise econômica gerou uma avalanche de desempregados em todo o mundo. Para Francisco, este é o momento de se revisar as prioridades econômicas globais. Nesse sentido, ele fez um apelo aos donos das empresas farmacêuticas, que estão estudando vacinas e tratamentos para a covid-19. "Se tiver que privilegiar alguém, que seja o mais pobre", afirmou. 


Mais uma vez, Francisco voltou a pedir a redução ou extinção da dívida externa dos países mais pobres. O papa também falou sobre a situação de crianças vítimas de crumes de pedofilia, trabalho escravo e sem acesso à saúde e educação. 

"Imploro, pois, às autoridades civis que prestem especial atenção às crianças a quem lhes são negados seus direitos e dignidade fundamentais, em especial seu direito à vida e à educação. Não posso evitar de recordar o apelo da jovem valente Malala Yousafzai, que há cinco anos, na Assembleia Geral, nos recordou que "uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo", afirmou Francisco. 


No fim do pronunciamento, retomou outro tema recorrente nos discursos papais: o fim da cultura bélica ao redor do mundo. Para o papa, o constante desenvolvimento de tecnologias mais refinadas e letais só serve para alimentar um clima de desconfiança entre as pessoas e as nações.


O papa ainda pontuou que é papel da ONU atuar para que a humanidade possa progredir. "A pandemia nos mostrou que não podemos viver sem o outro, ou pior ainda, um contra o outro. As Nações Unidas foram criadas para unir as nações, aproximá-las, como uma ponte entre os povos; usemo-lo para transformar o desafio que enfrentamos em uma oportunidade para construir juntos, uma vez mais, o futuro que queremos", afirmou



Imagem: reprodução/DomTotal/Imagem: Vatican Media


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger