sexta-feira, 2 de outubro de 2020

"Errou grotescamente": indicação ao STF irrita evangélicos e bolsonaristas

www.seugauara.com.br/Kassio Nunes Marques/STF/governo Bolsonaro/
Por Guilherme Mendes, no Congresso em Foco - Horas depois de anunciar em uma live que indicaria o desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome do desembargador já foi enviado para apreciação do Senado Federal. Agora, caberá à casa legislativa definir como se dará o processo de sabatina do candidato a sucessor do ministro Celso de Mello, cuja aposentadoria foi confirmada, também no Diário Oficial, a partir do dia 13 de outubro.

www.seuguara.com.br/Kassio Nunes Marques/STF/governo Bolsonaro/

No círculo de apoiadores e ex-apoiadores bolsonaristas, o nome foi visto com ressalvas e mesmo críticas. A expectativa de que o nome indicado atendesse a critérios como "conservadorismo" e "valores cristãos" não parece ter sido satisfeita com o nome de Kassio, na visão de deputados e influenciadores da direita. 

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi às redes na noite desta quinta-feira para se manifestar ao nome indicado por Bolsonaro à vaga. "Simples assim, se o PR @jairbosonaro não indicar alguém ao STF comprometido com o combate à corrupção ou com a execução da condenação criminal em segunda instância, todos saberão a sua verdadeira natureza (muitos já sabem)", escreveu o [ex] ministro, sem no entanto indicar sua opinião sobre Kassio Marques. 

Moro, que era contado como um dos favoritos à vaga até sua saída ruidosa do governo em abril, acabou apagando a mensagem horas depois. 


Em um vídeo publicado na tarde de ontem, o pastor Silas Malafaia reagiu com veemência ao nome de Kassio Nunes Marques. "O presidente não teria necessidade de colocar um "terrivelmente evangélico", reconheceu o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, "mas um 'terrivelmente de direita', sim". O líder evangélico disse que a indicação atende "o Centrão, o PT, a Esquerda, corruptos, quem é contra a Lava Jato" -  e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), citado nominalmente por Malafaia.


Por fim, Malafaia definiu-se como "indignado pelo grave erro" cometido pelo presidente na nomeação do juiz, que chegou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) por indicação da então presidente Dilma Rousseff. O pastor fluminense ressaltou a importância de Bolsonaro promover uma escolha como a norte-americana - onde, na última sexta-feira (25), Donald Trump escolheu a juíza ultraconservadora Amy Coney Barret para a vaga da ministra Ruth Bader Ginsburg, morta há duas semanas.

A indignação de Malafaia ficou clara no Twitter: após subir o vídeo com críticas, Malafaia repetiu a mensagem 11 vezes em nove horas. 


O deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), que já havia criticado a escolha quando esta ainda não passava de rumor, voltou à carga novamente. Segundo o parlamentar, Bolsonaro "errou grotescamente" na direção do navio.

"Confirmada essa indicação para o STF, significa que a oportunidade passou", escreveu o parlamentar paranaense, em outra mensagem. "Resta apenas o 'choque de gestão'". 


Outros nomes conhecidos na base de apoio bolsonarista também apontaram desgosto com a indicação de Kassio Nunes Marque. O empresário Winston Ling, conhecido por ser um dos mais antigos apoiadores bolsonaristas, disse esperar que o presidente reveja sua indicação. "O presidente é famoso por mudar de ideia... não perco as esperanças. Precisamos fazer pressão", escreveu em seu Twitter.


O Movimento Vem pra Rua acusou Bolsonaro de ser "petista", uma vez que haveria nomes ligados ao partido no Ministério da Justiça, na Procuradoria-Geral da República e agora no STF. A entidade organizou parte das manifestações que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff em 2016, e manteve uma agenda pró-bolsonarismo até a saída de Sergio Moro do governo. 


Veja outras reações: 


Imagem: reprodução/Foto: Samuel Figueira/TRF1


[Kassio Nunes Marques, desembargador indicado para substituir Celso de Mello no STF: (...) Veja:   "uma amostra de como pensa e decide o desembargador Kassio Nunes Marques em temas sensíveis ao presidente da República, com territórios indígenas, combate à corrupção e privilégios, privatizações, meio ambiente e agronegócio".] 

[Desembargadora amiga do clã presidencial também ajudou a emplacar Kassio Nunes: "Amiga pessoal da família Bolsonaro, a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso ajudou na indicação de Kassio Nunes Marques para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. (...) Maria do Carmo e Nunes são amigos há pelo menos uma década, de acordo com a CNN Brasil. (...) A advogada Lenise Prado, filha da desembargadora, foi até indicada como conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por Jair Bolsonaro, em 2019.]  

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger