sábado, 31 de outubro de 2020

Protesto: professores invadem prédio de secretária da Educação no Estado do Paraná

www.seuguara.com.br/protesto/professores/Paraná/

Redação Bem Paraná com assessorias - Professores, estudantes e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná, realizaram um Ato Público em frente à Secretaria Estadual de Educação pedindo a suspensão do projeto do governo do Paraná que pretende transformar 215 escolas estaduais em escolas cívico militares.
www.seuguara.com.br/protesto/professores/Paraná/

Além desta reivindicação, eles denunciam que o atual Secretário de Educação, Renato Feder, teria feito um contrato sem licitação no valor de R$ 3,5 milhões para realizar provas destinadas ao regime de contratação temporária pelo processo seletivo simplificado (PSS). Ao final do ato, os manifestantes ocuparam a sede da Secretaria, pedindo por diálogo.


"Nós viemos aqui para fazer a denúncia de tudo o que está acontecendo e ao mesmo tempo reivindicar o direito legítimo de sermos ouvidos pelo Secretário de Educação, Rento Feder. Chegamos a pedir, dias atrás, que uma comissão fosse ouvida, mas isso não aconteceu", explicou o Professor Hermes de Leão, presidente da APP sindicato. O objetivo é permanecer na sede da Secretaria até que o governo abra o diálogo. O grupo foi atendido então pelo diretor da secretaria, Glauco Dias.


Em nota encaminhada à redação do Bem Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e do Esportes (Seed) disse que vem mantendo ao longo do ano diálogo cordial e transparente com os representantes sindicais dos professores: "A Seed estranha a radicalização por parte dos mesmos. Sobre as críticas feitas pela entidade, vale destacar que a Seed já havia conversado com os representantes dos professores sobre o processo seletivo simplificado e acatou algumas demandas propostas.

Sobre a implantação dos Colégios Cívicos, todas as informações sobre o projeto que implementou a consulta pública foram repassas para a sociedade, em especial na discussão do tema na Assembleia Legislativa do Paraná".


Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) lamentou a ocupação do prédio da Secretaria da Educação em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (30). O edifício foi invadido por representantes da APP-Sindicato e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upe), que são contrários à implantação de colégios cívico-militares no Estado.

 

"O balanço Parcial da votação nos colégios aponta quase unanimidade a favor do programa. Mais do que isso, em alguns a comunidade escolar optou livremente por manter o modelo tradicional. Quer processo democrático que esse? Essas entidades acusam o Governo de não discutir o projeto, quando, na verdade, são eles que não têm o menor respeito pela democracia", afirmou Hussein Bakri.


Imagem: reprodução/Facebook/APP


[Ratinho Junior mente para forçar militarização de 215 escolas no Paraná: "O governador do Paraná, Ratinho Junior, do PSD, anunciou na segunda-feira, 26, que irá militarizar 215 da mais e 2 mil escolas públicas estaduais. Trata-se, segundo o governo do filho do apresentador Ratinho, do SBT, "do maior projeto de país nessa área". Dito de outra forma, o Paraná está comprando no atacado o que até agora é a única ideia concreta do governo Jair Bolsonaro para a educação.

O MEC, recordemos, passou desde janeiro de 2019 pelas mãos de um incompetente indicado por Olavo de Carvalho, depois foi entregue a um valentão de redes sociais que lida mal com a ortografia e a democracia (e precisou sair correndo do país após chamar os ministros do Supremo Tribunal Federal de vagabundos e dizer que eles deveriam ser presos) e a um militar que mentiu no currículo. Agora, o ministério está nas mãos dum pastor evangélico que, quatro meses após se sentar na cadeira, ainda não disse a que veio - apesar de já ter deixado escapar uma declaração homofóbica."]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger