sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Anvisa muda a versão e diz autorizar volta de testes de vacina contra covid-19

www.seuguara.com.br/Anvisa/testes/vacina/coronavírus/

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (11) a autorização para a retomada dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sionvac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan, vinculado ao Governo de São Paulo.
www.seuguara.com.br/Anvisa/testes/vacina/coronavírus/

O órgão federal havia suspendido os testes da imunização contra a covid-19 na noite de segunda-feira (9), após ser informado pelo instituto de um evento adverso grave não relacionado ao produto - dando início a uma guerra de versões entre as duas entidades e à suspeita de politização da agência pelo Governo Bolsonaro.

Em nota, a agência afirma que avaliou novos dados apresentados pelo instituto paulista depois da suspensão do estudo e que agora entende ter subsídios suficientes para permitir a retomada da aplicação experimental da vacina.

Na terça-feira (10, em entrevista coletiva, o órgão federal havia declarado que as informações enviadas pelo Butantan foram consideradas insuficientes pela área técnica para liberar a continuidade dos estudos.

No comunicado desta quarta, a agência federal reitera que a iniciativa anterior de interromper os testes teve "caráter exclusivamente técnico" e levou em consideração doados que erma de conhecimento da agência até aquele momento, além dos "preceitos científicos e legais que devem nortear as nossa ações, especialmente o princípio da precaução que prevê a prudência, a cautela decisória quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano".

A Anvisa afirma ainda que a suspensão de qualquer estudo não significa que o produto sob investigação não tenha qualidade, segurança e eficácia. "A suspensão e retomada de estudos clínicos são eventos comuns em pesquisa clínica e todos os estudos destinados a registro de medicamentos que estão autorizados no país são avaliados previamente pela Anvisa com o objetivo de preservar a segurança para os voluntários do estudo", declarou.

A ordem para paralisar os ensaios com a vacina alimentou suspeitas de disputa política em torno da luta pelo combate ao coronavírus. A Coronavac é uma vitrine do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tornado desafeto do presidente Jair Bolsonaro.

Na manhã de terça, Bolsonaro chegou a celebrar como uma vitória a paralização dos testes. "Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha", escreveu o mandatário do país no Facebook, usando afirmações sem nenhuma evidência até agora.

Na terça, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que soube pela imprensa sobre a proibição. "É uma notícia que causa surpresa, insegurança e, no nosso caso, causa até indignação". Segundo a entidade paulista, a agência federal foi informada desde o início que o evento adverso grave não estava relacionado à aplicação da imunização - conforme noticiado por diversos veículos de imprensa, o voluntário cometeu suicídio.

Em nota após a notícia da liberação dos testes, o chefe do Butantan comemorou a decisão e agradeceu à agência federal pela "compreensão e pela rapidez com que foi autorizada a retomada dos estudos clínicos". 

Com informações da Agência Brasil e ElPaís
Imagem: reprodução

[A captura da Anvisa: "O bolsonarismo já havia capturado a Polícia Federal, a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da República e a Abin. Agora chegou a vez da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Numa decisão exótica, a Anvisa ordenou a suspensão dos testes da Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan. A Agência atribuiu a medida à morte de um voluntário. Era um pretexto enganoso. De acordo com a polícia, o homem cometeu suicídio.

(...) Enquanto a oposição sonha com 2022, o capitão avança com seu projeto de destruição nacional. Ontem ele definiu o Brasil como um "país de maricas". Em seguida, ameaçou declarar guerra aos Estados Unidos. Depois de 19 minutos de surto, deixou escapar duas frases sensatas: "Não estrou preocupado com a minha biografia. Se é que eu tenho biografia"".]

***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger