terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Governo Bolsonaro faz monitoramento de jornalistas e lista 'detratores'

www.seuguara.com.br/relatório/influenciadores/governo Bolsonaro/

RBA
- Relatório traz análise sobre profissionais de comunicação, influenciadores e até professores universitários - O governo Bolsonaro promove o monitoramento de jornalistas que fazem críticas à sua gestão e classificam como "detratores". Assim como na ditadura civil-militar do Brasil, o governo faz o mapeamento para saber como lidar com um grupo de 81 jornalistas e "outros formadores de opinião" considerados influenciadores em redes sociais.
www.seuguara.com.br/relatório/jornalistas/influenciadores/governo Bolsonaro/

As informações são do jornalista Rubens Valente, do UOL, que teve acesso à lista. Feito em arquivo Excel, o relatório separou os 81 "influenciadores" em três grupos: os "detratores" do governo Bolsonaro e do Ministério da Economia, de Paulo Guedes; os "neutros informativos" e os "favoráveis".


Ao todo, 44 jornalistas são monitorados e cada nome é acompanhado de um comentário sobre o que a pessoa tem escrito nas redes sociais a respeito do governo e em especial de Paulo Guedes. Em oito casos, há até o telefone celular do profissional. Entre os classificados como "detratores" estão Guga Chacra, Xico Sá, Hildegard Angel, Cynara Menezes, Carol Pires, Luis Nassif, George Marques, entre outros. 

www.seuguara.com.br/relatório/jornalistas/influenciadores/governo bolsonaro/

Porém, a lista também traz professores universitários e acadêmicos como Silvio Almeida, Laura Carvalho, Jessé Souza, Claudio Ferraz, Sabrina Fernandes, Conrado Hubner, Rodrigo Zeidan, entre outros. Felipe Neto, Nathália Rodrigues e Jones Manoel são os influenciadores considerados contrários. 


A matéria de Rubens Valente, mostra que Roger Rocha Moreira, Milton Neves, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Winston Ling, Camila Abdo, Tomé Abduch são pessoas consideradas favoráveis ao governo.


Detratores monitorados


No arquivo, o governo faz um monitoramento e comenta sobre as atividades dos jornalistas nas redes sociais. Sobre o influenciador e youtuber Felipe Neto, o relatório diz que ele é "contra o governo e faz duras críticas ao ministro da Economia no que tange as questões da pandemia, porém é a favor do auxílio emergencial, tendo inclusive feito publicidade com a picpay (empresa de carteira digital) sobre o tema".


O jornalista Xico Sá, que tem 1,5 milhão de seguidores no Twitter, também tem uma análise sobre suas postagens. "Faz oposição contumaz ao governo, além de reverberar matérias de teor desfavorável à gestão Bolsonaro". A recomendação sobre Xico é o "monitoramento preventivo das publicações do influenciador em conteúdos relativos ao Ministério da Economia", aponta o relatório.


O professor universitário Silvio Almeida, autor de Racismo estrutural e outras obras importantes, também é classificado como crítico do governo Bolsonaro. "Afirmou que o liberalismo do ministro Paulo Guedes é um dos pilares mais importantes do fascismo e que deve ser combatido. Afirmou que o ministro Paulo Guedes tem simpatia pela Alemanha Nazista e pela ditadura de Pinochet e disse ainda que 'Quem compra Guedes que leve o Presidente", afirma o relatório.


Diante dessas análises, o monitoramento recomenda as seguintes medidas: "Envio de matérias e projetos da pasta. Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos".


Esta não é a primeira vez que o governo Bolsonaro monitora seus críticos. Em julho deste ano, o Ministério da Justiça elaborou um dossiê contra servidores estaduais e federais que identificam como "antifascistas". A ação sigilosa do governo Bolsonaro listou um grupo de 579 pessoas, com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas.


Imagem: reprodução/Foto: Alan Santos/PR


[Guedes nega ter encomendado relatório sobre jornalistas e influenciadores: - Da coluna de Mônica Bergamo - "São Paulo, SP (Folha Press) - O ministro Paulo Guedes, da Economia, diz não ter "a menor ideia" de quem fez o relatório sobre influenciadores da internet, dividido entre "detratores", "neutros" e a favor. E diz que vai demitir quem encomendou o trabalho. "Sou um cara transparente, aberto. Nunca encomendaria algo para saber quem fala mal ou quem fala bem de mim", diz o ministro Paulo Guedes."]

[Governo Bolsonaro cria dossiê com influenciadores "detratores", "neutros" e "favoráveis": "O governo do presidente Jair Bolsonaro contratou uma empresa de comunicação para classificar um grupo de 81 jornalistas e "outros formadores de opinião" considerados influenciadores em redes sociais. 

A contratação tem os seguintes objetivos: "o monitoramento preventivo das publicações do influenciador/jornalista", o envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar" ou mesmo "propor parceria para divulgar ações do governo".

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger