segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Banco do Brasil aprova plano que prevê fechamento de 112 agências e demissão de 5 mil funcionários

www.seuguara.com.br/Bando do Brasil/fechamento/agências/demissão voluntária/

Da CNN Brasil - O Banco do Brasil informou ao mercado, nesta segunda-feira (11), que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além da criação se um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

www.seuguara.com.br/Banco do Brasil/fechamento agências/demissão voluntária/

O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformarão de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).

"A reorganização das rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais", fala o comunicado do BB. A economia líquida anual estimada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões ate´2025. 

(...)

Imagem: reprodução

[Opinião: Privatizar o BB á ataque mortal à soberania brasileira: "O Banco do Brasil foi fundado com a chegada da família real no Brasil, em 1808. É anterior ao nascimento do Brasil como nação independente. Aliás, sem um banco público, para fomentar políticas públicas, não há soberania nacional. (...) O papel dos banco públicos é o de ser instrumento de política econômica, desenvolver políticas públicas, oferecer crédito em momentos de crise. Sem um banco público, como o país terá recursos para sair da crise e investir no desenvolvimento econômico?
(...)
O Banco do Brasil é lucrativo e gera recursos para a União - Qual o argumento que sustentaria vender uma galinha de ovos de ouro? De acordo com matéria da Uol, o Bando do Brasil é um banco público lucrativo de 2010 a 2019 o lucro médio do Brasil foi de 16,3 bilhões por ano e a média de dividendos pago pelo BB à União foi de 3,6 bilhões ao ano. Só em 2019, o BB lucrou l8,1 bilhões e pagou ao governo federal3,4 bilhões de reais em dividendos.
(...)
Como os Correios, o SUS e a educação pública, as agências e postos do Banco do Brasil são os únicos equipamentos públicos em milhares de municípios do Brasil.
(...) Marcos Rochinski, coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil - CONTRAF-Brasil, lembra que a política de desmonte da coisa pública, a partir do Golpe 16, se aprofundou com a política neoliberal do governo Bolsonaro: "O Banco do Brasil vem sofrendo desmonte gradativo. Esse governo cada vez menos considera a função social do BB para operar programas sociais." 
(...)
"Não e de hoje que o governo federal cogita a possibilidade de mesmo os programas de financiamento da agricultura familiar como o Pronaf, que sempre foi operacionalizado pelos bancos públicos, seja transferido para bancos privados, o que já é realidade para os médios e grandes produtores". E complementa: "Cada vez mais estamos usando o cooperativismo de crédito e em regiões sem cooperativismo organizado dependemos de outros agentes, principalmente dos bancos públicos como o Banco do Brasil""]

***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger