sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Coronavírus: "Variante varrerá o mundo e a luta contra a covid-19 pode levar 10 anos", diz cientista do Reino Unido

www.seuguara.com.br/coronavírus/variante/

Da Metrópoles - A chefe do programa de vigilância genética do Reino Unido, Sharon Peacock, disse em entrevista à BBC, nesta quinta-feira (11/02), que a variante do novo coronavírus encontrada pela primeira vez no Reino Unido dominará o país e "com toda probabilidade, vais varrer o mundo". A variante B.1.1.7 do novo coronavírus preocupa as autoridades de saúde pelo seu alto poder de transmissão. Ela já foi encontrada em mais de 50 países e especialistas acreditam que ela esteja passando por novas mutações, o que pode ameaçar a vacinação.

www.seuguara.com.br/Sharon Peacock/cientista/Reino Unido/variante/coronavírus/

"O que é preocupante sobre isso é que a B.1.1.7, variante que temos circulando por algumas semanas e meses, está começando a sofrer alterações novamente e obter novas mutações que pode afetar a maneira como lidamos com o vírus em termos de imunidade e eficácia das vacinas", disse a diretora executiva e presidente do consórcio Covid-19 Genomics UK (COG-UK, na sigla em inglês).

De acordo com a agência de notícias Reuters, a mutação mais recente foi identificada em Bristol, no sudoeste da Inglaterra. Até o momento, 21 casos de Cocid-19 foram relacionados a ela. A variante tem a mutação E484K na proteína spike - responsável por fazer a ligação do vírus com as células humanas -, a mesma relacionada às variantes do Brasil e da África do Sul. 


"É preciso ser realista quanto ao fato de que essa mutação específica surgiu em nosso tipo de linhagem agora, pelo menos cinco vezes - cinco vezes diferentes. E isso vai continuar aparecendo", acrescentou Peacock. A cientista disse ainda que o trabalho de sequenciamento genético do vírus para identificar novas mutações até que ele seja controlado deve se estender pela próxima década. "Acho que, olhando para o futuro, faremos isso por anos. Ainda faremos isso daqui dez anos, na minha opinião", completou.

(...)


Via: O Essencial

Imagem: reprodução/Gov.Uk


[Pazuello: nova variante do coronavírus é "três vezes mais contagiosa": "O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (11/2) que o Brasil enfrenta uma nova variante do novo coronavírus "três vezes mais contagiosa" do que a primeira cepa que chegou ao país em 2020. O chefe da pasta presta esclarecimento aos parlamentares do Senado sobre o trabalho do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. Pazuello afirmou que a segunda onda de Covid-19 no Brasil representa um "momento muito difícil para nosso povo"".]


[Fiocruz encontra mutações inéditas do coronavírus em Rondônia: "Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cuz) em Rondônia concluíram um estudo genômico do novo coronavírus que circula no estado e encontraram 41 mutações no SARS-Cov-2 - algumas possivelmente associadas a efeitos de maior transmissibilidade. Tais mutações estão presentes em três linhagens diferentes que, até então, não haviam sido descritas no estado."]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger