segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Lewandowski divulga 50 páginas de conversas de Moro com procuradores da Lava Jato

www.seuguara.com.br/lava Jato/conversas/Moro/procuradores/

Da Coluna de Mônica Bergamo - O ministro Ricardo Lewandowski. do STF (Supremo Tribunal Federal), retirou o sigilo das conversas entres procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. O conteúdo de novos diálogos foi incluído nesta segunda (1) no processo pela defesa do ex-presidente Lula. O material tem, ao todo, 50 páginas e é inédito. A coluna teve acesso a elas (leia a íntegra abaixo).
www.seuguara.com.br/Lava Jato/conversas/Moro/procuradores/

Uma outra parte dos diálogos já tinha vindo a público na semana passada e revelava Moro orientando os procuradores sobre como apresentar a denúncia contra o petista no caso do triplex do Guarujá. (...)


Leia a íntegra das conversas liberadas agora por Ricardo Lewandowski. 


Via: O Essencial

Imagem: reprodução/Foto: Hugo Barreto/Metrópoles 


[Procuradora disse que TRF, Moro, Lava Jato e Globo tinham sonho de ver Lula preso para um "orgasmo múltiplo, para ter tesão": "TRF, Moro, Lava Jato tem (sic) um sonho: Que Lula não seja candidato em 2018. Não querem Lula de volta porque pobre não pode ter direito. (...) e o outro sonho de consumo deles é ter uma fotografia dele preso para um orgasmo múltiplo, para ter tesão", escreveu a procuradora da República Lívia Tinoco no dia da prisão de Lula em chat mantido com procuradores da "Lava Jato" e da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), apreendido na "Operação Spoofing".

(...)

No chat em que escreveu isso, Livia Tinoco interagia entre outros procuradores com o então presidente da associação, José Robalinho, que na conversa disse: "Já preparei nota defendendo a Lava Jato (Deltan e Cia)." E ainda acrescentou em relação ao avião escolhido para levar o ex-presidente da República de São Bernardo para Curitiba: "Estão dizendo que o avião eh igual ao do Teori....Mas para mim parece mais velho...kkk". Ao que um procurador de nome Wellington responde sarcasticamente: "Uma pesquisa rápida no Google mostra que o do TZ (Teori Zavascki) era um Hawker Beechcraft King Air C90". 

(...)

Os advogados de Lula afirmam no documento que essa troca de mensagem comprova o que "há tempos vem sendo denunciado pela Defesa, os diálogos desnudam um sórdido uso estratégico do Direito para fins ilegítimos (lawfare), além de um claro desprezo pela própria integridade física do reclamante, no caso, o ex-presidente Lula."

(...)

***

[Gilmar Mendes que apressar julgamento da suspeição de Moro: "Com a falta de perspectivas sobre o fim da pandemia, momento em que o Supremo Tribunal Federal (SFTF) deve voltar a se reunir presencialmente, o ministro Gilmar Mendes já admite julgar por videoconferência - e ainda no primeiro semestre - o habeas corpus (HC) que trata sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nas ações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Até o fim do ano passado, o discurso de Gilmar era o de que o tema exigiria sessões presenciais da Segunda Turma, por ser delicado e complexo demais para ser examinado à distância. As incertezas sobre o calendário de vacinação contra a covid-19, porém, levaram o ministro a ponderar. As novas mensagens trocadas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, trazem um novo elemento a reforçar a necessidade de dar um desfecho ao caso, segundo fontes do STF relataram ao Valor.


As conversas mantidas pelo aplicativo Telegram, apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, indicam que ambos combinaram atos e procedimentos relacionados ao oferecimento de uma denúncia contra Lula. Pela lei, Poder Judiciário e Ministério Público (MP) devem atuar de forma independente, sob pena de violar o devido processo legal. Esse é o principal argumento da defesa de Lula, que pede ao Supremo a anulação de todos os atos de Moro contra o ex-presidente, por falta de imparcialidade do então magistrado. 

(...)

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger