Aécio: PSDB deve abrir mão de candidatura para construir "centro ampliado" com Ciro em 2022
"Temos de radicalizar no centro. Temos de propor, construir um centro ampliado para fazer frente ao Bolsonaro e ao Lula. Centro ampliado tem de ter Ciro [Gomes, PDT] a PSDB, MDB, DEM, com [ex-ministro Luiz Henrique] Mandetta, Luciano Huck, o [governador gaúcho tucano] Eduardo Leite e o [presidente do Senado pelo DEM-MG] Rodrigo Pacheco", apontou.
Depois de polarizar com o PT em diversas disputas presidenciais, perdendo as últimas quatro, o PSDB chegou pequeno em 2018 sob a candidatura de Geraldo Alckmin. Agora, o governador de São Paulo João Doria sonha em levar o partido às urnas em 2022. Mas, para Aécio, Doria precisa antes construir um programa e ampliar sua aliança de apoiadores. Não será candidato por imposição.
"O que o PSDB tem de colocar na balança é a possibilidade de não ter candidatura à Presidência se, nesse conjunto de forças, houver uma candidatura com mais viabilidade. Ninguém será candidato pela imposição. É uma construção. Não se constrói uma candidatura como se preside uma reunião do Lide [grupo empresarial que era liderado por Doria], com um apito na boca, dizendo quem pode falar e quem deve calar", disparou Aécio.
Impeachment
Na entrevista exclusiva à Folha, Aécio foi questionado sobre seu papel no impeachment de Dilma Rousseff. Ele não disse que se arrepende, hoje, de ter questionado a vitória de Dilma em 2014. Mas "em relação ao impeachment, faço um confissão. As duas últimas pessoas a aderir foram eu e o Fernando Henrique Cardoso. O que ocorreu é que a paralisação do Brasil foi tamanha que sobrou para nós a responsabilidade de liderar. Foi uma onda gigante, o PSDB não faria nada sozinho", comentou.
Ainda segundo ele, "do ponto de vista prático, se Dilma ficasse até o final, o PSDB poderia ter ganho a eleição em 2018".
Do Jornal GGN
Imagem: reprodução/Foto: Sérgio Lima/Poder360
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.