segunda-feira, 12 de abril de 2021

Áudio: Senador Kajuru grava Bolsonaro pressionando por manobra na CPI do genocídio

www.seuguara.com.br/Jorge Kajuru/senador/CPI/pandemia/governo Bolsonaro/
Publicado por Charles Nisz, no DCM: Conversa telefônica compartilhada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pressionando o sujeito de forma a incluir os governadores e prefeitos na CPI da Covid, cuja abertura foi determinada pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso. A ligação ocorreu neste domingo, dia 11.
www.seuguara.com.br/Jorge Kajuru/senador/CPI/pandemia/governo Bolsonaro/

"Se você não mudar o objetivo da CPI, você não pode convocar governadores. Se mudar, 10 para você, porque nós não temos nada para esconder. Olha só, o que você tem que fazer: tem que mudar o objetivo da CPI, tem que ser ampla. Covid no Brasil aí você faz um belo trabalho pelo Brasil", disse o presidente ao senador. 

Bolsonaro ficou incomodado com a abertura da CPI, criada para investigar as omissões do governo federal durante a pandemia.


"Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, vai ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana", diz Bolsonaro. Kajuru, que apanhou nos grupos bolsonaristas nos últimos dias, responde: "Não, aí não, isso aí eu não faço nunca não, presidente, pela minha mãe".


O presidente insiste: "A gente tem que fazer do limão uma limonada...

Por enquanto é o limão que está aí. Tem que tensionar o Supremo para botar em pauta o impeachment dos ministros."


Kajuru se humilha: "E o que eu fiz? O senhor não viu o que eu fiz não?"

Ele explica que pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, e apela a Bolsonaro: "Mas eu só queria que o senhor desse crédito a mim nesse ponto". 


Confira o áudio, n íntegra, abaixo. O trecho em questão se inicia aos 6m39s.




Imagem: reprodução/Foto: Geraldo Magela/Agência Senado


[Reinado Azevedo: "Bolsonaro e Kajuru tramam contra o Legislativo e o Supremo": "Depois do alçapão que havia no fundo do poço, ainda se escondia um abismo secreto. É estupefaciente! (...) fica evidente que ambos estão: a) conspirando contra uma CPI - e, pois, contra o Poder Legislativo; b) conspirando contra o próprio Supremo Tribunal Federal.

(...)

Só para lembrar: Kajuru e Alessandro Vieira (SE), seu colega de partido, são autores do Mandado de Segurança que pedia imediata instalação da CPI da Covid. Barroso concedeu liminar determinando a instalação da comissão, e a medida cautelar será julgada pelo pleno do tribunal na quarta."]


[Flávio Bolsonaro aciona Conselho de Ética após kajuru vazar conversa com Jair: "O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) vai acionar o Conselho de Ética do Senado contra Jorge Kajuru (Cidadania-GO). A representação será feita após Kajuru revelar neste domingo (11) conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro.

(...) 

Na manhã desta segunda-feira (12), Bolsonaro reclamou da divulgação da gravação. Aliado de Bolsonaro, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) trabalha para colher assinaturas de parlamentares e ampliar o escopo da comissão, alcançando governadores e prefeitos."]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger