sábado, 22 de maio de 2021

Pandemia: Governo do Maranhão autua Bolsonaro por não usar máscara e causar aglomeração

www.seuguara.com.br/Bolsonaro/autuação/aglomeração/Maranhão/
O governo do Maranhão autuou, nesta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro por gerar aglomeração com com mais de cem pessoas sem controle sanitário em meio à pandemia de coronavírus e por não usar máscara de proteção facial em evento realizado na cidade de Açailândia, que fica a 560 Km de São Luís.
www.seuguara.com.br/Bolsonaro/autuado/Maranhão/aglomeração/

O presidente terá 15 dias para apresentar a defesa. Depois disso, deve ser estabelecida a multa pelo descumprimento das regras sanitárias. O valor da punição pode variar de R$ 2000 a R$ 1,5 milhão.


A infração é de autoria da Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão, que diz que houve descumprimento do decreto estadual de setembro de 2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais público e de uso coletivo e que proíbe aglomerações. Também houve descumprimento do decreto de março de 2021 que suspende a realização de eventos em geral, entre eles inaugurações.


Nesta sexta-feira (20), o presidente Bolsonaro participou de uma solenidade de entrega de títulos definitivos de propriedades rurais do Projeto Assentamento Açaí, ocupado desde 1996 por famílias da região. No local, o presidente, que não usava máscaras, se aglomerou com apoiadores, descumprindo o distanciamento social. 


Bolsonaro também não usou máscara ao visitar a sede do Sindicato dos Produtores Rurais, no Parque de Exposição de Açailândia. De acordo com a organização do evento, o uso obrigatório de máscara é um dos critérios para a entrada de convidados.


O governador Flávio Dino usou as redes sociais para justificar a decisão. "Estamos vivendo uma fase especialmente desafiadora da pandemia. A equipe da saúde tem trabalhado muito. E hoje resolveu lavrar Auto de Infração contra o presidente da República, pela promoção no Maranhão de aglomerações sem nenhum cuidado sanitário. A lei é para todos", disse.


Na quinta-feira, o Maranhão identificou os primeiro casos da cepa indiana da covid-19 no Brasil. Os seis infectados são tripulantes de um navio que atracou no litoral maranhense.


A matéria é do Correio24horas

Imagem: reprodução/Foto: Isac Nóbrega/PR


[No Maranhão, Bolsonaro chama Flávio Dino de "gordinho ditador": "o presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante agenda em Açailândia, durante viagem ao Estado, na manhã desta sexta-feira (21/5). Segundo o mandatário, o chefe do Executivo maranhense promove uma ditadura na unidade da Federação. Bolsonaro chegou a compará-lo com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamando Dino de "gordinho ditador".]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger