segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Política: Como Bolsonaro fraudou o Brasil ao contar sete mentiras descaradas em sua live

VioMundo: Na live que fez na noite de quinta-feira (29), em vez de apresentar apenas as prometidas provas de que as eleições brasileiras são fraudadas, Jair Bolsonaro apenas apresentou uma série de argumentos falsos e um amontoado de fake news que nem novas são. O atual presidente mostrou, como se novidade fossem, informações que não só são disseminadas há muito tempo como já foram desmentidas repetidas vezes. Veja, abaixo, algumas das mentiras (re)contadas por Bolsonaro e qual é a verdade.

www.seuguara.com.br/live/Bolsonaro/urnas eletrônicas/fake news/

A impressão do voto daria a garantia de segurança que hoje faltaria às urnas eletrônicas

Essa foi uma das falácias que acabaram desmentidas nas discussões da comissão especial que analisa a PEC 135/19, que propões a impressão dos votos. 

Como explicaram os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Odair Cunha (PT-MG), integrantes da comissão, o mesmo software que hoje é questionado seria o responsável por imprimir o voto no papel. Qual seria a segurança extra, então?

Na verdade, o sistema ganharia um novo equipamento (a impressora), que poderia ser alvo de questionamentos, o que daria margem para tumultuar ainda mais o processo. 

"Se jogam a dúvida hoje em cima de um único equipamento, poderão jogar sobre o que vai imprimir. E, depois, vão também questionar a apuração (caso seja pedida a contagem dos votos impressos)", explicou Chinaglia.


A segurança das urnas nunca foi aprimorada desde os anos 1990

Bolsonaro, ao dizer isso, sabe que está mentindo. 

A cada dois anos uma nova geração de urnas é desenvolvida e utilizada nas eleições.

Em 25 anos, uma série de aprimoramentos foram feitos. Com essa mentira, Bolsonaro apenas comprova que seu objetivo é fazer com que as pessoas percam a confiança nas eleições, o que é um ataque ao voto popular e à democracia.


A planilha que mostra Dilma e Aécio alternando-se na liderança minuto a minuto nas eleições de 2014

Na live, Bolsonaro chegou a dizer que essa denúncia chamou sua atenção e que ele pediu para a Polícia Federal investigá-la. Quanto cinismo...

Essa "denúncia" surgiu em 2018, em vídeo gravado pela irmã da médica defensora da cloroquina Nise Yamaguchi.

Naquele ano, a administradora Naomi Yamaguchi, então candidata a deputada federal pelo PSL, divulgou um vídeo no qual um "especialista" dizia ter encontrado evidências de que as eleições de 2014 haviam sido manipuladas.

O vídeo foi desmentido por diversas agências de checagem, e a planilha mostrada é falsa. 

E pior: descobriu-se agora que o tal especialista é um astrólogo que pratica a matemática cósmica e faz acupuntura em árvores.


O vídeo do programador que muda o código da urna para ela dar o resultado que ele quer

Outra fake news facilmente desmentida. No vídeo mostrado por Bolsonaro, o programador, identificado apenas como Gederson, altera os votos em uma urna simulada no próprio computador.

O que ele não conta é que isso não ocorreria na urna eletrônica verdadeira, pois esta tem um código-fonte que, se alterado, impede seu funcionamento. 

É o que atestou Paulo Lício de Geus, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao serviço de verificação de fatos do jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão Verifica.


Se as urnas são seguras, por que um hacker teria sido preso por invadir o sistema do TSE? 

A indagação é mais uma fake news que Bolsonaro sacou dos grupos de WhatsApp para apresentar como "evidência". 

O Estadão Verifica, analisou o conteúdo dessa postagem. "Esse conteúdo engana porque dá a entender que as urnas eletrônicas e o processo de apuração teriam sido violados - o que não ocorreu. No ano passado, um hacker vazou dados administrativos da Corte, mas não adulterou a votação nem atacou as urnas eletrônicas", esclarece o jornal.


O vídeo da urna completando o voto para Haddad após o eleitor apertar o número 1

Vídeo que circulou nas eleições de 2018 e já desmentido também, inúmeras vezes. Um vídeo que mostra como a adulteração foi feita está disponível desde 7 de outubro daquele ano. Este, Bolsonaro não quis mostrar, mas você pode assisti-lo abaixo:



O mais patético foi Bolsonaro mostrar vários outros vídeos de eleitores seus denunciando o mesmo problema. Na live, ele chegou a dizer que não houve reclamações dos eleitores de Haddad. Claro, Bolsonaro, afinal a campanha que produziu e disseminou fake news para vencer foi a sua, né? 


Resultados parciais do primeiro turno em 2018 e das eleições para prefeito de São Paulo em 2020 seriam indícios de fraude

Bolsonaro apresentou trechos da apuração dessas duas eleições para indicar fraude na apuração. 

Sobre a eleição em São Paulo, você lê o desmentido aqui.

Sobre o fato de que resultados parciais apontavam para a vitória de Bolsonaro no primeiro turno, o que o atual presidente e seu coronel auxiliar, Eduardo Gomes, apresentaram forma dados deturpados.

"Ao contrário do que Gomes afirma, as regiões onde a apuração estava mais avançada no momento em que a TV Globo assou a divulgar os números da apuração para as eleições presidenciais de 2018 eram Sul (85,38%) e Centro-Oeste (73,51%). Foi nessas duas regiões que ele teve seu melhor desempenho no primeiro turno das eleições de 2018 - 57,39% e 57,66%, respectivamente", afirma a Agência Lupa.


Imagem: reprodução/TV Brasil 


[Bolsonaro diz não ter provas sobre fraudes nas eleições, apenas indícios: "O presidente Jair Bolsonaro promoveu uma live, na noite desta quinta-feira (29/7), na qual prometeu apresentar provas de que as eleições de 2018 forma fraudadas. Contudo, durante o evento, ele comentou que "não tem como se comprovar que as eleições não foram ou forma fraudadas". Exibiu o que chamou de indícios com pouca comprovação de veracidade, e usou o espaço para levantar dúvidas sobre o atual sistema de votação brasileiro. Aproveitou o tempo e a audiência, ainda, para chamar apoiadores para manifestações pelo voto impresso, e perto do fim, ameaçou. "Se manifestação popular não sensibilizar as autoridades do Brasil, o que podemos esperar, que o povo se revolte?", disse".]


[Em tempo real, TSE contesta Bolsonaro sobre supostas fraudes em eleições: "A página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Twitter contestou em tempo real as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre supostas fraudes nas eleições".]


[TSE já publicou 62 vídeos em 2021 para desmentir fake news sobre urnas: "Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aliados intensificam ataques contra as urnas eletrônica, numa tentativa de colocar em descrédito o atual sistema de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem direcionado boa parte de sua comunicação para desmentir notícias falsas e esclarecer aos eleitores sobre o funcionamento do voto eletrônico e as auditorias feitas para atestar a segurança do modelo."]


***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger