segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Eleições 2022: Pesquisa revela que 44% dos brasileiros temem que o Brasil vire um país comunista

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nestes sábado (25) revelou que 44% dos entrevistados temem que o Brasil vire um país comunista nas próximas eleições, em 2022. Percentual formado principalmente por aqueles que planejam votar em Jair Bolsonaro. A pesquisa aponta também que, 50% dos entrevistados são contra essa afirmação.
www.seuguara.com.br/pesuisa/eleições 2022/

A pesquisa foi realizada em 191 municípios de todo o país, entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2021, e foram ouvidas 3.666 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


A opinião de que um futuro comunista no Brasil, preocupa principalmente aqueles que pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL), sendo 61% dos ouvidos. O temor dos bolsonaristas reside no nome do principal envolvido na disputa com o atua mandatário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A pesquisa também demonstrou que a maioria dos entrevistados se assumem homofóbicos, repudiando a presença de casais gays em comerciais de televisão. Cerca de 51% disseram concordar totalmente oi em parte que "comerciais com casais homossexuais devem ser proibidos para proteger as crianças".

Os que discordaram da frase totalmente ou em parte, foram 45% dos entrevistados. Dos que concordaram (55%, pertencem ao sexo masculino, seguidos pelos menos escolarizados, 57%. As mulheres representam 48%. Dentre todos, 39% possuem o ensino superior completo.

Dos que concordam com afirmação, estão evangélicos (67%), católicos (50%) e espíritas (40%). Dentre aqueles que se declararam eleitores do Bolsonaro, 3 em cada 4 concordaram.


Bolsonaro sempre endossou a afirmação. Em campanha eleitoral, o atual chefe do Executivo chegou a dizer que "seria incapaz de amar um filho homossexual". "Não vou dar uma de hipócrita aqui. Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí", disse, na ocasião. 


Racismo e "orgulho branco"

Cerca de 58% dos entrevistados disseram discordar totalmente ou em parte da afirmação de que "assim como existe o Dia do Orgulho Negro, deveria haver a comemoração do dia do orgulho branco".

"Mesmo que eu considere errado, as pessoas devem ter o direito de ter opiniões racistas", foi a outra afirmação utilizada pelo Datafolha para discutir o tema racial. Quase 8 em cada 10 disseram discordar da afirmação, 79%. Pretos e pardos concordaram em 20%, cada, enquanto os brancos, 21%.

Os que se declaram a favor de Bolsonaro, 26% concordam que racismo é "opinião". O índice entre os que reprovam a gestão, representou 17%.


Bolsonaro deixou claro o que pensa sobre o tema em uma entrevista ao programa CQC, em 2011. Quando questionado por Preta Gil qual seria sua reação caso um filho se apaixonasse por uma negra, ele disse: "Não vou discutir promiscuidade com que quer que seja. Não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu".


Sexismo

Sobre a afirmação de que "homens são melhores que as mulheres em profissões que exigem força", quase metade dos entrevistados forma favoráveis. Cerca de 47% disseram concordar, enquanto 52%, discordaram. Maioria dos concordantes foram os homens, com 54%, e apoiadores do governo Bolsonaro, representando 58%.

Já sobre "homens serem melhores que as mulheres em profissões que exigem raciocínio", 85% refutaram a afirmação, 70% refutaram totalmente e 15% refutaram em parte.


Amplamente conhecidas pela população, as frases do presidente Jair Bolsonaro sobre as mulheres - tidas por ele como "fraquejadas", o tema também são polêmicas.

Em 2016, por exemplo, ele disse que se tivesse uma empresa, "Não empregaria [homens e mulheres] com o mesmo salário. Mas existia, segundo ele, "muita mulher" que é competente. 


Fonte: Metrópoles

Imagem: reprodução/Foto: Raimundo Sampaio


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger