sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

PF diz que Bolsonaro espalhou fake news e teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas

Por Victor Dias, em O Essencial: A Polícia Federal divulgou um relatório que concluiu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu fake news e teorias da conspiração na live ocorrida em julho deste ano na qual fez acusações sem provas contra as urnas eletrônicas.
www.seuguara.com.br/live/Bolsonaro/fake news/urnas eletrônicas/

De acordo com a PF, o processo de preparação da live foi "enviesado", por reunir informações que apontassem para vulnerabilidade ou supostas fraudes, ignorando os dados que atestavam o oposto. Na transmissão, o próprio Bolsonaro reconheceu que não tinha provas.


"Este inquérito permitiu identificar a atuação direta e relevante do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro na promoção da ação de desinformação, aderindo a um padrão der atuação já empregado por integrantes de governos de outros países", diz trecho do relatório assinado pela delegada Denisse Dias Rosa Ribeiro e concluído em setembro deste ano.


O texto aponta ainda: "A live presidencial foi realizada com o nítido propósito de desinformar e de levar parcelas da população a erro quanto á lisura do sistema de votação". Com informações do Globo


Segundo o relatório da PF, as pessoas envolvidas na live atuam, "com dolo, consciência e livre vontade, na produção e divulgação, por diversos meios, de narrativas sabidamente não verídicas ou sem qualquer lastro concreto, com o propósito de promover mais adesão de apoiadores e outros difusores aos interesses dessa organização".


"Restou caracterizado pelas narrativas das pessoas envolvidas que a chamada live presidencial foi um evento previamente estruturado com o escopo de defender uma teoria conspiratória que os participantes já sabiam inconsistente, seja pelos alertas lançados pelos peritos criminais federais,  seja porque a mesma fonte que forneceu o suporte (pesquisas na internet) também fornece dados que se contrapõem às conclusões alcançadas", diz trecho do relatório.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger