sábado, 8 de janeiro de 2022

Bolsonaro veta Refis para MEIs, micro e pequenas empresas

Redação JOTA: O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) vetou o Projeto de Lei Complementar 46/2021, que instituía o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples (Relp). O programa previa parcelamento em até 15 anos das dívidas das micro e pequenas empresas com a União, inclusive de microempreendedores individuais, ou seja, uma espécie de Refis para MEIs e pequenas empresas.
www.seuguara.com.br/Bolsonaro/veto/Refis/MEI/micro e pequenas empresas/

Também abrangia empresas do Simples que estiverem em recuperação judicial. Em mensagem encaminhada ao Senado Federal, Bolsonaro afirmou que o Refis para MEIs "incorre em vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, uma vez que, ao instituir o benefício fiscal, implicaria em renúncia de receita". 


O PLP 46/2021 do Refis para MEIs havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 16 de dezembro, por 382 a 10 votos.


A adesão no programa de parcelamento implicaria nos seguintes requisitos: confissão irrevogável e irretratável dos débitos em nome do sujeito passivo, na condição de contribuinte ou responsável, e por ele indicados; aceitação plena e irretratável das condições estabelecidas pelo Relp; dever de pagar regularmente as parcelas dos débitos consolidados no Relp e os débitos que venham a vencer a partir da data de adesão ao Repl, inscritos ou não em dívida ativa; cumprimento regular das obrigações com o FGTS; e durante o prazo de 188 meses, contados do mês de adesão ao Relp, a vedação da inclusão dos débitos vencidos ou que vierem a vencer nesse prazo em quaisquer outras modalidades de parcelamento.


Leia a mensagem publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (7/1)


Imagem: reprodução/Foto: Alan Santos/PR


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger