quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Em comunicado oficial, presidente do Banco Central aponta três fatores para a inflação de 10%

Reportagem de Guilherme Mendes, para o Congresso em Foco: O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou nesta terça-feira (11) que elevação de preços de commodities e da energia elétrica, aliado a gargalos logísticos mundiais causaram um aumento da inflação fora da meta planejada pela área econômica.
www.seuguara.com.br/Robrto Campos Neto/Banco Central/inflação/

Dados revelados pelo IBGE hoje indicam que a inflação fechou em 10,06%, acima do limite máximo, que era de 5,25%.


"As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças n padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens e impulsionada por políticas expansionistas", escreveu Campos Neto.

Leia aqui a íntegra do comunicado.


De acordo com o IBGE, os preços de commodities alcançaram, no último trimestre de 2021, valores médios 46,2% e 45,3% superiores aos vigentes nos últimos trimestres de 2019 e 2020, respectivamente.


O fraco regime de chuvas no Brasil - indicado em bandeiras tarifárias de valores inéditos - pressionou para cima o custo do insumo. Além disso, indicou o presidente do BC, esgotamentos de estoques de insumos, escassez de semicondutores e aumentos de prazos de entrega e de preços dos fretes internacionais causaram a diminuição da oferta destes bens no país, elevando seus preços.


O câmbio também exerceu forte pressão inflacionária em 2021, mantendo um nível elevado desde o início da pandemia, em 2020. Como estas commodities e itens como o petróleo são cotados em dólar, a valorização da moeda norte-americana forçou para cima os índices de desgaste da moeda brasileira.


A manifestação do presidente do BC, por meio de carta pública endereçada ao ministro da Economia, é previsto no decreto de 1999 que prevê as metas de inflação. Caso o governo falhe em cumprir as metas, tanto para cima quanto para baixo, o presidente do Banco Central é obrigado a se manifestar. 


Imagem: reprodução/Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger