terça-feira, 21 de junho de 2022

"Sem vomitar": Lenio Streck ironiza Bolsonaro por pedido da CPI da Petrobras

Por Victor Dias, no DCM: Neste sábado (18), o jurista Lenio Streck ironizou o presidente Jair Bolsonaro por defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Petrobrás. "Brasil patético: Bolsonaro quer - pasmem - uma CPI para investigar a Petrobrás, que é parte do governo que ele chefia. Bingo.

www.seuguara.combr/Lenio Streck/Bolsonaro/CPI/Petrobras/

Como explicar? Tentarei: o sujeito mata o pai e a mãe e depois, no júri, pede clemência por sr órfão! Em latim é + fácil: venire contra factum proprium!", escreveu o jurista no Twitter.

"Imagino o acionista da Petrobras! Como investir em uma empresa em que o GRANDE chefe, que nomeia o presidente da companhia, pede uma CPI contra ela mesma? Ups. Fugir para as montanhas! Mas no Brasil tudo isso é normal. Segunda ele desmente. E os jornalões engolirão. Sem vomitar", disse ele em outra publicação.


Confira as publicações abaixo:




Bolsonaro defendeu a abertura de uma CPI depois que a Petrobras anunciou, nessa sexta-feira (17), um reajuste de 5,18% para o litro da gasolina e de 14,21% para o litro do diesel.

O presidente também afirmou neste sábado (18) que deputados aliados devem pedir na próxima segunda-feira (20) a instauração da CPI, acusando os diretores da empresa  de "traição".


Em evento com religiosos no Amazonas, o presidente disse que a comissão terá o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e prometeu "ir para dentro da Petrobras".

"Há um apoio fantástico da Câmara dos Deputados, na pessoa do Arthur Lira. Já conversei com um parlamentar que está me acompanhando aqui. Vamos assinar a CPI. Vamos ver os contratos, como são feitos. Eu não vou falar aqui porque eu não quero me equivocar e não quero ser acusado de mentiroso lá na frente", disse o presidente. "Vamos para dentro da Petrobras", completou.


Imagem: reprodução

***

[O povo é burro ou Jair é mentiroso? - Por Fernando Brito - "As falas do ministro das Minas e Energia, na audiência pública que está tendo na Câmara dos Deputados, são mais da lenga-lenga do governo Bolsonaro, embora grite na porta do botequim que vai baixar os preços dos combustíveis, na prática, continua se escondendo no famoso "não posso fazer nada" para isso, pois está impedido pela lei. É claro que não há lei alguma que defina isto, mas apenas uma resolução votada dentro do próprio Conselho da Petrobras, a qualquer hora alterável pela maioria governista que há lá.


Veja o que disse Adolfo Sachsida:


- Eu entendo que muitos dos senhores são cobrados pela população, porque é difícil para a população entender que o governo não interfere no preço dos combustíveis. E aqui eu preciso ser claro: não é possível interferir no preço dos combustíveis. 


Quer dizer que o povo é burro e acha que o presidente da República indica o presidente e a maioria.


Muito bem, então para que uma CPI da Petrobras? Porque Bolsonaro diz que não vai tolerar mais aumentos? Se a política de preços permanece igual e o governo não pode interferir, o que muda?

Não muda porque não é para mudar. José Paulo Kupfer, no UOL, explica porque, de forma sucinta:


"O resumo da história é o seguinte: Bolsonaro (e Lira) poderiam mexer na política de preços da Petrobras, só não mexem porque não querem ou porque têm medo de mexer, não com os preços dos combustíveis, mas com outros vespeiros políticos e econômicos."


Eu diria, em adição: levando junto o que lhe é mais importante: um "inimigo" para apontar: a Petrobras, que age exatamente como ele a faz agir.


***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger