quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Bolsonaro vai ao TSE para anular 61% das urnas usadas no 2º turno; Moraes dá resposta relâmpago

Por Cintia Alves, no GGN: A coligação Pelo Bem do Brasil, que lançou o presidente Jair Bolsonaro (PL) à fracassada tentativa de reeleição, ingressou nesta terça-feira (22) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido para anular os votos registros em cinco modelos de urnas eletrônicas anteriores a 2020.
www.seuguarea.com.br/eleições 2022/PL/urnas eletrônicas/Moraes/TSE/

Somados, os modelos questionados representam 352 mil urnas eletrônicas, segundo informações da CNN Brasil. A quantidade questionada equivale, portanto, a 61% de todas as urnas eletrônicas que foram usadas nas eleições gerais de 2022 (577 mil).


A defesa de Bolsonaro alega ter encontrado evidências "contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas, através de eventos registrados nos arquivos Logs de Urna, demonstradas em laudo técnico de auditoria realizada pela entidade Instituto Voto Legal - IVL", contratado pelo PL.


A coligação ataca "todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015", porque "apontam um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação."


Com isso, Bolsonaro, o candidato derrotado por Lula (PT)  no segundo turno, requer "que sejam invalidados os votos decorrentes da urnas em que comprovadas as desconformidades irreparáveis de mau funcionamento".            


Moraes dá resposta relâmpago

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, reagiu prontamente à petição da coligação de Bolsonaro.

Moraes determinou prazo de 24 horas para que o questionamento das urnas seja estendido também para o primeiro turno das eleições de 2022, já que as máquinas usadas no segundo turno são as mesmas.


"As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Publique-se com urgência", diz o despacho assinado por Moraes pouco depois das 16 horas desta terça (22).


[clique aqui para acessar a matéria na íntegra e ler a petição]


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger