segunda-feira, 31 de julho de 2023

New York Times cita Alexandre de Moraes como exemplo de defesa à democracia

Por Letícia Souza, em O Cafezinho: Alexandre de Moraes foi protagonista em uma reportagem do jornal norte-americano New York Times publicada neste domingo (30). "Em Israel, muito em jogo para a Suprema Corte: o desatino da democracia" é o título da reportagem, seguido do enunciado "Da Hungria à Índia e ao Brasil, a forma como os juízes responderam aos ataques à sua independência ajudou a decidir se os candidatos a autocratas limitariam tribunais".
www.seuguara.com.br/Alexandre de Moraes/New York Times/democracia/

O ministro do Supremo Tribunal Federal foi usado como exemplo no resgate da democracia no ano passado e, na matéria em questão, é colocada em pauta a ofensiva do governo de Israel contra a Suprema Corte.

No dia anterior, neste sábado (29), milhares de israelenses foram às ruas para manifestar contra a reforma judicial anunciada no país, que enfraquece a capacidade dos juízes de anular decisões do governo.


No texto, são discutidas as conjunturas da Hungria, Índia, Polônia, Rússia e Venezuela e, no caso do Brasil, o NYT aponta que a "independência da Justiça esteve ameaçada, mas sobreviveu ao passar por uma eleição crucial".

O jornal ainda menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se estendeu contra o STF em inúmeros episódios durante seu mandato no Palácio do Planalto. Um exemplo abordado é o discurso que Bolsonaro deu diante dos apoiadores no 7 de setembro de 2021, quando ameaçou não aceitar as ordens do ministro. 


O New York Times afirma que Moraes foi "saudado como o homem que salvou a democracia brasileira", enquanto outros defendiam que ele havia ido "longe demais, além dos 'negócios habituais' e concentrando muito poder".


Imagem: reprodução/Foto: Sérgio Lima/Poder360


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger