sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

'Condições pós-covid': ministério da Saúde atualiza sintomas e orientações

Redação Canal Meio: "Dificuldade de concentração e memória, conhecida como névoa cerebral; perda prolongada de olfato e paladar; e alterações cognitivas são os sintomas neurológicos mais comuns". Essa é a parte da análise que o Ministério da Saúde publicou, no começo do mês, em uma nota técnica com novas orientações para auxiliar profissionais na identificação clínica dos caso conhecidos como covid longa, ou condições pós-covid. 

www.seuguara.com.br/condições pós-covid/Ministério da Saúde/

O quadro é definido como permanência de sintomas, ou o desenvolvimento de novos, associados ao coronavírus por ao menos quatro semanas após a infecção. No texto, a pasta explica que mesmo pessoas contaminadas com formas leves  ou assintomáticas podem apresentar o problema, e elenca um conjunto de 30 sinais e sintomas mais frequentes. "As condições também podem afetar outros sistemas como cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, mental, muscoesquelético e geniturinário", segue o ministério em comunicado.


A nota aponta ainda que "alguns pacientes podem apresentar condições pós-covid com meses ou até mesmo anos de duração". As orientações forma formuladas a partir de estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Centros de Controle e prevenção de Doenças dos Estados Unidos e de outras pesquisas. No documento, o Ministério da Saúde explica como evitar o desenvolvimento da Covid longa.


Os cuidados são semelhantes aos adotados para se proteger da infecção: "Além da vacinação contra o vírus, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todos aqueles que possuem mais de 6 meses de vida, recomenda-se realizar a higiene adequada das mãos, etiqueta respiratória, ventilação adequada de ambientes, evitar contato com casos positivos e uso de máscara em situações específicas para evitar contrair a infecção". (Globo)

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger