domingo, 28 de junho de 2009

Identifique tua verdadeira motivação.

Hoje terminou a copa das confederações onde mais uma vez a seleção brasileira de futebol sagrou-se campeã. Para quem pratica ou praticou a arte do futebol bem sabe que a emoção e a adrenalina que envolve a disputa de uma final é indescritível. Nem de longe é a mesma daquela que sentimos como simples torcedor.
Mas o que é interessante notar é que após converter o gol, o artilheiro ao comemorar a façanha do tento convertido, corre para o abraço de seus companheiros fazendo gestos para homenagear pessoas queridas que o incentivaram para a conquista. Como um beijo na mão, a indicação uma tatuagem, um sinal feito com as mãos, como se fora um código de comunicação íntimo.
Podemos identificar nesta forma de comemoração a força de motivação que conduz a performance deste atleta. Isto é, ele encontra no incentivo pessoal que recebeu das pessoas que ama o verdadeiro motivo para a conquista da vitória.
Muito além disso esses atletas identificaram sua verdadeira motivação na conquista das competições que envolve a prática da modalidade do esporte chamado futebol.
E assim deveria ser em todas as outras áreas da vida.

Existe muita gente interpretando motivação de maneira equivocada. É muito diferente de entusiasmo, euforia ou empolgação. Ela envolve um conjunto ações que nos levam a agir para transformar o mundo em que vivemos, efetivando conquistas para nossa felicidade e por conseguinte a felicidade do próximo e daqueles que amamos.

Como disse Karen Jardzwski, em e-zine da Motivaonline, o sentido da vida passa por dois caminhos: sua evolução espiritual (independente da opção religiosa), e a contribuição efetiva que dará à sua vida. O legado que deixará com sua passagem por este mundo. Uma pessoa de valor é mais importante que uma pessoa de sucesso. Pois o verdadeiro sucesso é consequência de uma vida de valor.


Entusiasmo, euforia, empolgação podem ser combustíveis para conquistas em pequeno prazo.
A motivação verdadeira envolve um projeto para toda vida.

Para melhor refletir segue um trecho de um artigo do livro Gigantes da Motivação:

"A verdadeira motivação nasce quando você encontra seu papel diante da vida. Jamais a confunda com injeção de ânimo, já que isso equivale a dar uma força, um “empurrãozinho” e dizer a você que algo é possível. É o que faz geralmente a autoajuda. Entenda injeção de ânimo como qualquer situação provocada pela vida, seja a palavra de um amigo, uma experiência ou um livro que possa ser resumido na frase: “Vá em frente, você é capaz e seus sonhos podem ser realizados!” – isso é tudo que a injeção de ânimo fará por você. Ela é breve como um piscar de olhos e não tem poder, é passageira e está longe de ser a verdadeira motivação."

Outro teste simples para identificar nossa verdadeira motivação vem do Dr. Jô Furlan, médico e conferencista:

"Você tem de saber por que vai levantar de manhã, aquela razão que faz a pessoa se levantar a despeito da dúvida, do medo, da insegurança. Só cada um pode descobrir isso, e somente vai encontrar quando estiver disposto a procurar. A partir do momento que você descobrir o que te motiva, pode usar como quiser."


A título de ilustração veja este vídeo. Aproveite o bom humor do palestrante.





Veja também: O motivador de todos os dias.
Evite conflitos no trabalho.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Doroni disse...

É verdade...
"A verdadeira motivação nasce quando encontramos nosso veraddeiro papel diante da vida"
E ai que está o problema.
Até encontrar o nosso verdadeiro papel é outo tanto, porque as vezes parece que fazemos tanto mas não nos realizamos e não nos sentimos felizes.
bjs

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger