segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Evite conflitos no trabalho.

Nosso relacionamento no local de trabalho pode e deve ser instrumento de sucesso, desenvolvimento pessoal e ao mesmo tempo oportunidade de consolidar nossos próprios valores, para uma vida mais plena de felicidade.
Afinal, é dentro da empresa de passamos grande parte do tempo de nossas vidas. Obrigatoriamente temos que conviver com pessoas diferentes de nós, com nível de cultura e educação dos mais diversos. Pontos de vista díspares, personalidade, sexo, religiosidade, idade, hierarquia, ambiente, etc, são elementos com os quais deveremos estar sempre alertas, pois influem consideravelmente para o entendimento das partes.
Há momentos de incerteza, dúvidas e traumas pessoais que não deveriam ser trazidos para dentro da organização. No entanto, regularmente vemos essas variantes influenciando negativamente no desempenho da equipe à qual pertencemos.
Saber separar problemas pessoais dos profissionais é uma das chaves para um relacionamento perfeito com nossos semelhantes. Tanto em casa como no trabalho. Questões do trabalho ficam na Empresa. Questões pessoais ou domésticos, devem ser tratadas em casa.
Evidentemente, para o controle da situação, é de fundamental importância o controle do nosso estado emocional e no domínio de certas habilidades em interagir com o grupo em que atuamos.
Interessante relembrar Daniel Goleman, em seu famoso livro “inteligência emocional”.
Goleman cita o autoconhecimento, possibilitando assim o questionamento de nossas reações diante dos acontecimentos: habilidades intrapessoais – capacidade do individuo relacionar-se consigo mesmo; autoconsciência e controle emocional – definição das emoções, gerenciando os próprios sentimentos pensando antes de agir; auto-motivação – significado ao que fazemos mesmo quando as coisas não vão bem; habilidades interpessoais – bom relacionamento com as pessoas à nossa volta; empatia e aptidão social – colocar-se no lugar do outro, ver o outro lado da moeda, criar laços verdadeiros
de amizade atento para as armadilhas no campo da conquista da confiança mútua.

Quem já passou ou trabalhou em uma grande corporação, multinacional, empresa nacional de grande porte, ou até mesmo em órgãos oficiais do governo, onde há várias pessoas desempenhando as mais variadas funções em um mesmo ambiente, sabe que atitudes certas contribuem em definitivo para o convívio fidedigno e promissor para todos.
Em tempos bicudos de crise e desemprego onde mudam-se regras e só os melhores sobrevivem, é importante nos manter informados e buscando sempre a aquisição de novas habilidades e capacitação. Clicando aqui, você fica sabendo de mais de meia centena de atitudes infalíveis para evitar conflitos na equipe em que atuamos, elencadas por Murilo Ohl e Renata Avediani em superartigo para a revista Você S/A. Não deixe de ler.

Tem mais umas dicas nesta entrevista de Mario Persona:

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1 Comentário:

Anderson Emídio disse...

Olá meu amigo.

Excelente postagem!!!
Muitos tem dificuldades no relacionamento interpessoal devido a falta de domínio próprio,muitas questões mal resolvidas dentro de si mesmo,quem acaba sofrendo são os colegas de trabalho que são obrigados a aturar estes malas.
Equilíbrio e respeito é a chave para um bom relacionamento interpessoal,saber que mesmo diante de idéias e ideologias diferentes precisamos respeitar as pessoas.
Só há um dono da razão e este é Deus.

Forte Abraço

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