segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sobre Humildade.

Como dizia o sábio: " Se a tolerância é o motor da Vida, a humildade é o combustível".

Certa vez estávamos discutindo o resultado de uma reunião de trabalho. Sobre ações a serem implementadas acerca de novos projetos dentro da Empresa. Levando em conta o bom senso que deveria prevalecer, e o grau de influência de cada participante dentro do grupo, não nos pareceu ser o mais correto o plano de ação aprovado naquela ocasião. É indiscutível a constatação de querer impor uma ideia como a melhor para o momento.
A ideia eleita como a melhor fora mesmo a mais correta e verdadeira? Talvez não - disse alguém. E a "fogueira de egos"? - indagou outro.
Quero dizer, nem sempre aquilo que prevalece é o melhor para o grupo ou para a Empresa, devido ao exercício (ou a falta) de uma importante virtude dentro do relacionamento humano: a humildade.

O orgulho pessoal em detrimento da humildade muitas vezes penaliza o grupo, que no geral viria a sofrer as consequências por causa da imposição da ideia de uma ou duas pessoas, por pura e simples vaidade.

Para ilustrar vou me permitir a transcrever um texto que que encontrei no Blog da Mulher, que toda a mulher blogueira ou não, deveria conhecer. Bem como todo o homem (blogueiro ou não) para entender um pouco mais do universo feminino.


"Uma rã queria muito afastar-se do clima frio do inverno. Alguns amigos gansos sugeriram que ela emigrasse com eles, mas acontece que a rã não sabia voar. Ela disse então aos amigos gansos: “Deixem-me pensar , tenho um cérebro muito inteligente.” Pediu então à dois gansos amigos, para que a ajudassem a apanhar um galho forte, cada um sustentando-o por uma extremidade. A rã pensava em segurar-se pela boca. Os gansos e a rã começaram então desta forma a sua travessia e em pouco tempo passaram por uma pequena aldeia, e os habitantes dali saíram para ver o inusitado espetáculo. Alguém perguntou: “De quem foi tão brilhante ideia?” Assim, a rã se sentira tão orgulhosa e com tal sentido de importância, que
exclamou: “FOI MINHA!” Seu orgulho foi sua ruína, porque no momento em que abriu a boca, se soltou
do galho, caiu no vazio e morreu.
Há ocasiões em que a falta de humildade ou o excesso de orgulho, podem fazer
cair por terra os planos mais excelentes. Nunca ostentes as coisas que tens ou sabes, pois outros sabem outras coisas que Tu nem sequer imaginas.
Sê humilde e nunca penses que és mais que os demais."


Pesquisando, (preste atenção no bode à esquerda, que para muitos é símbolo da discrição...) encontrei fotos que falam  sobre a palavra humildade. Demonstram que pode ser um derivativo do "humano" que existe em cada um de nós. "Ou seja, estarmos no mesmo nível, ninguém é melhor ou pior que o outro. Todos pisamos o mesmo solo (húmus) num mesmo patamar de dignidade".

Porém, a verdadeira razão para esta postagem foi ter verificado que a humildade além de ser uma virtude fundamental do homem sábio, ela se tornou uma das principais características no meio profissional. Para você que atua no mundo corporativo, clik aqui e verifique valiosas dicas (com vídeo) a esse respeito.

Sei que é meio complicado essa ideia de virtude num mundo tão capitalista em que vivemos. Mas, nos colocar em uma posição superior perante o outro por orgulho, não me parece ser uma decisão sábia e verdadeira.

Veja algumas variações sobre a Humildade,clicando aqui , descritas por gente que sabe mais sobre o assunto. E, aqui., para ler uma matéria igualmente importante.

Se te interessar leia uma Postagem relacionada: Auto perfeição.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e compartilhe. Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger