quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A busca de um sentido para a Vida segundo Viktor Frankl.

Não teria sentido algum se nossas ações ou decisões não tivessem como objetivo satisfazer uma necessidade pessoal, ou tornar realidade aquilo que tanto almejamos como ideal de felicidade.
Tenho recebido por e-mail muitas mensagens voltadas para o humor, entretenimento, curiosidades, prazer, informações. Conteúdos que me ajudaram a definir sobre a vocação do Blog do Guara, ponderadas evidentemente as reais intenções quanto a forma e finalidade. Mas, além de tudo recebo conteúdos de muito valor, como é o caso do compartilhamento que recebi da Marcia Primo onde solicita minha opinião sobre uma entrevista concedida pelo médico Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, que descobri agora ser um sistema teórico e prático da psicologia. Conhecendo superficialmente tal matéria, assisti aos três vídeos da entrevista com muita atenção e pude verificar que o conceito básico da Logoterapia é que a busca do sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano. Independentemente do sofrimento e das circunstâncias que esta pode nos apresentar. Isto é, acontecimentos ou fatos que não podemos mudar. Que a superação dos obstáculos está vinculada a uma decisão pessoal, não importando as nossas condições físicas ou psicológicas.
Que devolve a pessoa a condição de ser humano, que circunstâncias e sofrimentos possam ter-lhe tirado em algum momento.
Dr. Viktor Emil Frankl, foi um dos sobreviventes dos campos de concentração. Enquanto muitos acreditavam que morreriam em uma câmara de gás, ele desenvolveu a força espiritual que fez com que descobrisse os males provenientes do espírito. Nascidos "da experiência do absurdo, da perda do sentido da vida".
Nos campos de Auschwitz, a busca do sentido da vida estava na certeza do reencontro com pessoas queridas.
Os conceitos da Logoterapia do Dr. Viktor Frankl leva-nos a uma séria reflexão sobre concentrar-se na busca do sentido da nossa vida. Apesar dos sofrimentos, e em que circunstâncias ela está acontecendo.



Canal: gilbertoedson.

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=mBxVZTbi6q4&feature=related
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=TXB85tjjJg8&feature=related



Poderá gostar de ler: Identifique tua verdadeira motivação.
Determinação.
Onde você estará daqui a cinco anos?
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger