quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cidadão 2.0 - Ferramentas virtuais para participar da política brasileira.

Como podemos observar já está começando a campanha eleitoral visando as eleições majoritárias deste ano. Logo iremos presenciar um verdadeiro bombardeio de propaganda política. O pano de fundo nós já conhecemos. Uma troca inócua de insultos, e um querendo denegrir a imagem pública do outro expondo os defeitos e erros do partido que cada um representa. Manobras manjadas para tentar conquistar a confiança da maioria dos eleitores. Que não se iludam os probos candidatos. O cidadão eleitor evoluiu. Está mais consciente no exercício cívico de sua cidadania.

Já pode lançar mão de novas ferramentas para identificar melhor a capacidade, o comprometimento, e atuação dos candidatos que pretendem representá-lo no congresso nacional.


A Sociedade se organizando.

Há pouco tempo as entidades de classes, clubes de serviço, entidades não governamentais, associações de profissionais de diversos ramos, passaram a ter uma influência importantíssima na formação cívica e política das pessoas. Despertaram para a consciência colaborativa através da WEB, permitindo ao simples internalta uma participação mais efetiva na política brasileira. O exemplo mais contundente vem da campanha deflagrada pela Organização não governamental chamada Avaaz, que conseguiu via internet, quase dois milhões de assinaturas para uma petição relativa ao projeto Ficha Limpa, entregue no ano passado ao Congresso pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Os grandes sites de entretenimento e informação, e as redes sociais como YouTube, Facebook, o Twitter, e a simples troca de e-mails pelo correio eletrônico fazem surgir o Cidadão 2.0. Um eleitor melhor informado, mais capacitado para o exercício pleno da cidadania.
A campanha política deverá esquentar nos próximos dias. Porém, a partir da segunda semana do mês que vem deve sofrer um desinteresse momentâneo devido o advento da Copa2010. Perfeitamente natural já que o brasileiro se revela um grande apaixonado pelo futebol. Podendo ou não a Seleção brasileira sagrar-se campeã, logo as atenções se voltarão para a política. Pois a campanha voltará a ferver, e monopolizar as atenções dos cidadãos.

O Cidadão 2.0 e suas novas ferramentas políticas.

Atenção Senhores candidatos! Coloquem suas barbas de molho. O cidadão brasileiro está a espreita. Há novidades no mundo da informação tecnológica. O eleitor que esperam ingênuo, está acompanhando todas as ações e omissões que os parlamentares estão praticando no exercício do seu mandato. O eleitor que lhe depositou confiança está seguindo seus passos para confirmar seu interesse em defender e lutar pelas reais necessidades do povo.
Hoje os cidadãos em suas casas, na Lan house, na Escola, no Clube, e até através do celular pode certificar-se de quais projetos de Lei estão sendo votados. Se eles estão voltados para o benefício da sociedade, ou atende somente as necessidades dos políticos. Quem está votando o que? A relevância do conteúdo do Projeto de Lei? As ausências e omissões dos congressistas. Em fim, a sua performance como representante do povo.
Existem vários Sites que concede voz e vez ao cidadão. Permitem conhecer todo esse processo. É como fazer uma visita inesperada a um lugar quase secreto e tomar conhecimento do que ali se passa, formar uma opinião sensata e tomar uma decisão consciente. Em vez de dar lugar a crítica e a discussão sem fundamento.

Selecionei três dos vários que achei que vão de encontro às aspirações do cidadão. Qualquer pessoa pode participar efetiva e solidariamente para mudar a realidade política do país.
Um deles é o VotenaWeb. Permite engajamento cívico e a aproximação das pessoas. Você pode votar nos projetos mesmo que simbolicamente, porém forma uma consciência política diferente da que se promove no ambiente oficial. Na maioria das vezes puramente corporativista.
Antes de acessar veja esta reportagem exibida pelo programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globo News.



Outro é o CidadeDemocrática, que permite criar propostas em benefício da sua própria cidade. Se você é um cidadão atuante e conhece problemas da comunidade, ou faz parte direta ou indiretamente do legislativo muncipal deve se cadastrar e participar.



Para fechar, navegue (nas horas vagas) nem que seja naquele horário ocioso compreendido entre a meia-noite e às seis da manhã, no site CongressoAberto, e certifique-se de como o parlamentar se elegeu. Das doações que recebeu do partido e de terceiros. Para conhecer dados, análises e proposições do universo em que está inserido o candidato que você votou.

Imagem: www.sxe.hu/profile/srbichara.


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger