sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Último debate dos presidenciáveis.

Sem delongas, já vou logo perguntando. Quem venceu o último debate dos presidenciáveis? Responda depois de ler este post. Diga quem, e porque? Contribua para o processo democrático do país e deixe um blogueiro feliz. Eu lamento dizer que pra mim não houve um vencedor. Não sei se o formato criado pela Rede Globo prejudicou o desempenho dos candidatos, ou se os próprios debatedores evitaram o embate por temer a perda dos votos já conquistados. Sob a minha ótica ninguém marcou ponto.
             

Obedecendo o mesmo esquema dos outros, o último debate dos precidenciáveis organizado e transmitido ao vivo pela TV globo, nesta quinta-feira, não foi nada empolgante. Salvo raros momentos de manifestação, lá pelo quarto bloco. 
Era flagrante a postura defensiva assumida pelos candidatos. Parecia que os dois que estão na frente em intenção de voto, (Serra e Dilma) estavam com medo um do outro. Já, Marina e Plínio, se apresentaram  um pouco melhor. Porém com os mesmos discursos de antes. Quem esperava fatos novos para poder decidir ou confirmar sua preferência, ficou na mesma. 
Se você não assistiu, ou não aguentou ficar até o fim, clik aqui para ler os principais pontos do debate.

Não houve em qualquer momento o confronto direto entre José Serra e Dilma Rousseff, como se esperava. Os dois candidatos jogaram na retranca. Nenhuma menção ao escândalo da violação de dados da Receita Federal, que causou a queda da ministra da casa civil, Erenice Guerra.  E nem a lembrança do "dinheiro na meia", sobre o escândalo do DEM de Arruda, um dos principais aliados do PSDB de Serra.

Marina Silva e Plínio Sampaio, pareciam mais a vontade. Jogaram para a plateia. Com a mesmo mote com que se conduziram em campanha. Uma, voltada para o tema da ecologia e desenvolvimento sustentável. Outro,  adepto do Socialismo e contrário ao Capitalismo. 
Achei que Marina melhorou um pouquinho, mas com o que falou ontem não conseguirá mudar muito sua percentagem de intenção de voto.

O verdadeiro debate de ideias na verdade não aconteceu. Serra, tido como um dos políticos mais competentes do PSDB insistia muito na mesma tecla - Fiz em São Paulo e vou fazer no Brasil - não falou sobre o que deixou de fazer e como irá fazer. Como por exemplo, elevar o salário mínimo para R$ 600,00, e aumentar o reajuste das aposentadorias, coisa que o governo atual não fez. Isso me parece apenas uma promessa dificílima de cumprir, tendo em vista o impacto que sofreria a própria Previdência. Disse que vai melhorar o Bolsa família, cujo embrião foi um programa de sua criação. Todos sabemos que o Bolsa família foi severamente criticado pela maioria dos políticos do PSDB e DEM, e alardeado como eleitoreiro e principal instrumento para a reeleição do atual presidente. Serra concentrou-se demais nas pesadas criticas ao governo.  O mesmo fizeram Marina e Plínio. Dilma, sob o manto da popularidade de Lula, só se referia aos feitos do Governo, jogando o "feijão com arroz" durante todo o debate e agindo assim em toda a campanha. Manteve-se cautelosa, não dirigiu nenhum questionamento a Serra, seu principal adversário, preferindo fazer suas perguntas à candidata Marina. O mesmo fez Serra. Preferiu se dirigir à Marina e ao Plínio, poupando estranhamente a candidata do governo.

A plateia teve a primeira reação, quando Dilma disse que seu partido registrou "todas as doações que são oficiais". Diante do riso de parte dos convidados, a petista emendou - "todas as doações são oficiais. E eu lamento o riso de quem tem outras práticas". Momento em que foi aplaudida pelos simpatizantes.

Por várias vezes a candidata do PV, Marina, escolheu como alvo de críticas, o candidato José Serra. Comparou-o com Dilma. Serra reagiu. "Não use sua régua para ficar medindo. Se eu fosse usar a minha régua, diria que você e a Dilma são muito parecidas", afirmou o tucano. "Você até pouco tempo estava no PT. Você estava no governo do mensalão".

De um para o outro.

Plínio para Dilma: a candidata petista interpela o candidato do PSOL sobre meritocracia no serviço público. Plinio respondeu: ""Esta seria uma prática do meu governo. Não é do seu".

Serra para Plínio: "Eu sou contra coisas que foram feitas pelo governo federal inclusive com ajuda da ministra Dilma, como o aumento dos impostos sobre a água e o esgoto".

Plínio para Serra: "E eu pergunto: com que dinheiro vai fazer isso?" Quando Serra prometeu um plano de expansão do metrô em parceria com governos e municípios.

Marina para Serra:  "Eu não vi essa prioridade ser encaminhada em São Paulo, Serra, no período em que você foi prefeito e em que você foi governador". Quando o tucano falou sobre urbanização da favelas.

Dilma para Marina: "Acho que diante da crise, a gente não usa teoria. Quando a gente é governo, a gente não acha. A gente tem que fazer". Quando questionada sobre crise econômica, se referindo ao discurso da candidata do PV, ex-PT, que sempre fala - Eu acho isso... Eu acho aquilo.

Marina para Dilma: "No seu mundo, você corretamente coloca os acertos e os ganhos. Mas você não coloca os novos desafios".  Referindo às citações constantes dos feitos do governo Lula, pela candidata da situação.

Dos candidatos da vez - campanhas e performances.

José Serra não esqueceu o promessômetro. Instrumental já muito batido e ainda usado por todos os candidatos em tempo de campanha. Usou em todos os debates que participou. Isso não cola mais.

Dilma Rousseff, gaguejou em todas as suas explanações. Valeu-se dos feitos e da popularidade do governo Lula, e do trunfo da liderança nas pesquisas de intenção de voto. Por isso da sua discrição exagerada e a temeridade de cometer deslizes durante a realização deste, e de outros debates. Se eleita, coitada! Vai sofrer a maior pressão e um policiamento jamais enfrentados por qualquer governo da era moderna no país.
Setores contrários ao próprio governo atual que ela representa, classe média alta,  partidos de oposição, e grande parte da midia, estarão vigilantes quanto a qualquer ato de deslize. Um mandato que se confirmado, irá caminhar no fio da navalha.      

Marina Silva,  sempre com falas eloquentes, mas coerentes. Oriunda da escola politica do PT. Me lembra o candidato Cristovam Buarque na campanha presidencial da reeleição de Lula, que tinha uma só bandeira: a educação. Assim é a candidata do PV, que tem como principal argumento de transformação e mudança do pensamento politico, a ecologia e o desenvolvimento sustentável. Uma ideia inquestionável, apresentada por ela de uma forma consistente. Estilo que carrega desde que entrou para a politica. Porém,  no meio do caminho, fez nova opção partidária. Entrou para o PV, que a lançou candidata à presidência. Como Plínio, que optou pelo PSOL.  Ambos os partidos precisam crescer para ter melhor representatividade politica. Acho que Marina tem chance. Não nessa, mas na próxima.

Plínio de Arruda Sampaio, um politico que merece respeito por sua trajetória politica de mais de 60 anos. Vivenciou todas as transformações da história politica do Brasil. Saiu-se bem em todos os debates que pude ver. Mesma escola politica de Marina. Aderiu ao PSOL, um partido que se formou da ala dissidente mais radical do PT. Segue nesta linha. Acredita piamente nas ideias do Socialismo e, é radicalmente contra o Capitalismo. Difícil de se estabelecer na sociedade brasileira, tendo em vista que esta convive com um misto dos dois sistemas.

Era isso. Espero que você comente por aqui, enquanto esperamos por um debate melhor. Talvez aconteça no intervalo para o segundo turno, se este chegar a acontecer.
Pelo andar da carroça, só espera-se o "ajeitar" das abóboras. Novidades com certeza virão após Janeiro de 2011. 
Doravante deixemos a palavra com o povo brasileiro. E viva a Democracia!





Imagem: ferramula.
Fonte: últimosegundo.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Rotary Club Boituva Sul disse...

Concordo plenamente !!!!!!!!!! Infelizmente nosso país ainda terá que passar por muitas divergencias para que seu povo possa "abrir os olhos", e aprender que não é com miseros tostões doados , miseras esmolas mensais que recebem como "pagamento" por seu filho estar na escola, que se sustentarão e darão aos seus um futuro brilhante. Vejamos o resultado desse "circo" chamado eleição que teremos amanhã... E viva a verdadeira democracia!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger