Resgate da história: guerrilha do Araguaia e a Ditadura.
Duas reportagens especiais com depoimentos e entrevistas de pessoas quem viveram e protagonizaram um dos mais importantes momentos da história politica do Brasil. A primeira, produzida pela Rede Brasil no programa Caminhos da reportagem, relata como transcorreu a Guerrilha do Araguaia. Uma luta armada empreendida entre 69 militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), hoje um partido politico legalizado, mas sem expressão, e 7.200 homens das forças armadas e polícia militar dos Estados do Pará e Goiás. A segunda, um especial produzido pela GloboNews, em dois programas, traz entrevistas contundentes concedidas por dois dos mais influentes generais do Exército durante o governo militar que atuaram nesse período conturbado da história do Brasil.
Veja a sessão de vídeos do relato e das entrevistas. Um documento histórico.
Vale lembrar que os dois assuntos: guerrilha e ditadura, são lembrados no atual momento da politica brasileira. Vivemos em plena campanha do segundo turno da eleições para a escolha de um novo presidente para nosso país. Que conquistou a Democracia, e às duras penas tenta mante-la. Depois de tantas lutas para conquista-la.
Para a Rede Brasil a reportagem é de Emerson Pena, e Paula Simas. Edição: Floriano Filho.
A seguir as entrevistas dos Generais.
Resquícios de autoritarismo? Noções do conceito de Democracia?
Revelações surpreendentes.
Primeiro programa - A entrevista do General Leonidas Pires.
Segundo programa da GloboNews: General Newton Cruz.
Salvo melhor juízo não cabem ao Brasil quaisquer regimes extremos. As lições da história ensinam, e jamais devem ser esquecidas. Há um valor supremo a ser sempre cultuado enquanto a humanidade segue o caminho da evolução. Cujo ideal será sempre a Liberdade. De pensamento, e de expressão. Exercidos dentro da Lei do poder legalmente constituído através da Democracia. Poder exclusivo do povo, e em nome dele deve ser sempre exercido.
Imagem: guerrilheirodoentardecer.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.