sábado, 20 de novembro de 2010

Francisco Everardo Oliveira - o cara!

O palhaço Tiririca, personagem criado pelo cidadão Francisco Everardo Oliveira, obteve uma votação acachapante nas eleições, inédita para um candidato a deputado que beirou 1,4 milhão votos. Por força da legenda a qual pertencia o seu partido de filiação (PR), ajudou a eleger mais três candidatos. Dentre eles, o delegado da polícia federal, Protógens Queiroz (PCdoB). Aquele que trabalhou na operação Sathiagrara. Tiririca, quase bateu o recorde de eleição para Deputado Federal, pertencente ao já falecido cardiologista que certa vez fora candidato a presidente da República, Enéas Carneiro, do antigo PRONA.
       

Acontece que no sistema de eleições proporcional , utilizado no Brasil, preve um tal de quociente eleitoral que define os cargos de deputado federal, estudual, e vereador. Este quociente no Estado de São Paulo, para Deputado Federal ficou em torno de 304 mil votos. No caso do Tiririca, então sobraram Um milhão e mais alguns votos, suficientes para eleger mais três candidatos mais votados, pela coligação. Esta é uma das brejas, ou "bruxarias" que existem nas Leis brasileiras. Os políticos profissionais e oportunistas de plantão, estão de olho, e se aproveitam. Afinal, "você tem que levar vantagem em tudo", Certo! O que temos  na realidade, é o "cara" da vez na politica brasileira consagrado pela popularidade orinda da cultura brasileira.
Inquestionável. São nuances da Democracia com as quais não aprendemos ainda a conviver.

Porém,  dúvidas suscitadas quanto ao suposto analfabetismo do candidato, chega até a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo ( PRE-SP), que questionou a documentação que informava sobre a sua escolaridade. O que originou o processo de falsidade ideológica contra ele. Mas, como sua candidatura já havia sido deferida resolveu-se que sua disputa para o cargo seria mantida.
Pelo que consta, Tiririca foi aprovado no primeiro teste de alfabetização realizado no último dia 11 deste mes.
Agora, a pedido do Ministério Público, um novo laudo formulado por uma fonoaudióloga do Instituto de Medicina e de Criminologia de São Paulo que esteve presente ao teste feito candidato, será incluido no processo contra o candidato, que atesta ser o candidato um analfabeto funcional. Lembrando, a Constituição Federal veta a candidatura do analfabeto funcional.  
O prazo para o veredito deverá sair até o dia 17 de Dezembro, data prevista para a diplomação dos candidatos eleitos. Caso contrário, Tiririca terá foro privilegiado. Aí, é outra história. Outra coisa questionável no processo politico do nosso país.
Fatos como esse merecem melhor atenção dos Legisladores eleitos para o Congresso Nacional, e também do Supremo Tribunal Federal. Que é a ultima instância da justiça quando as coisas parecem sem solução, em virtude dos recursos e das "brechas" da Lei. Para terem uma visão mais próxima da realidade do país, basta que as "Vossas Excelências" saiam às ruas, como afirmou um dos ministros do Supremo, em uma sessão do STF. Conhecer melhor o povo brasileiro tornaria mais fácil a nobre função de legislar e tomar decisões para o bem comum dos cidadãos. Poderia-se começar pelas Câmaras municipais, onde são diplomados líderes comunitários, ou algum ídolo popular, que conquistaram democraticamente os votos necessários para o exercício do cargo público. E que na verdade são detentores dos mais díspares graus de cultura.  Alguns, bem próximos do semi-analfabetismo. Até mesmo na Assembleia Legislativa existem àqueles que não são nenhuma sumidade cultural, no entanto são agraciados com o mandato de deputado estadual. Quer pelo voto direto, quer pelas vias obscuras do sistema de eleição onde está previsto o tal quociente eleitoral
Tiririca, para o povão é o "cara". Talvez até uma forma de protesto via urna eleitoral. O que podemos fazer? "A voz do povo é a voz de Deus". Não ouso contrariar a verdade escondida nesta máxima, que virou chavão, próprio do universo politico brasileiro.


Imagem: palavras.blog.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger