sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governo Federal - sai Antonio Palocci entra Gleisi Hoffmann

Foram mais de três semanas de crise no governo de Dilma Rousseff. O ministro chefe da Casa civil, Antônio Palocci, sob acusação de enriquecimento ilícito e tráfico de influência, não resistiu a pressão vinda dos  oposicionistas, da base aliada, e da opinião pública. Finalmente resolveu deixar o cargo. Para ocupar a vaga, a presidente, em decisão pessoal, nomeia a senadora Gleisi Hooffmann (PT-PR). Apesar da surpresa, a indicação foi bem recebida no Congresso Nacional.
Dilma, conheceu Gleisi quando era ministra da própria Casa Civil nomeada pelo então presidente, Luis Inácio Lula da Silva. A ex-senadora teve contato com Dilma Rousseff enquanto estava a frente da diretoria da Itapú Binacional, onde desenvolveu um bom trabalho de gestão. Fato que foi levado em consideração quando da sua escolha para o lugar de Palocci, disse Dilma. 


A presença de Gleisi Hoffmann no ministério de Dilma arrefece os ânimos da oposição e dos aliados, que eram favoráveis à saída de Palocci. A nova ministra da Casa Civil, que é esposa do atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (meu ex-amigo de banco), tem respaldo suficiente dentro do governo para desempenhar com tranquilidade suas funções. Mas, certamente o governo perde força diante do Congresso. Antônio Palocci, teve grande influência no governo de Lula, e continuava ser o principal articulador político do governo petista, dentro e fora dele. 

Outrora, o ex-ministro já teve seu comportamento ético abalado, também por tráfico de influência. Quem não lembra do caso do Caseiro Francenildo? Daí em diante, apesar de absolvido pela justiça, como agora, virou o principal alvo político da oposição. 
   
No momento, talvez a obsessão dos oposicionistas não esteja necessariamente, em que seja revelado o segredo de Palocci, no que diz respeito a divulgação da sua lista de clientes especiais. Nem nos "tipos de  serviços" a eles prestados. Mas, sim, em vê-lo fora do cenário político, com a intenção de atingir o próprio governo de Dilma Rousseff. Enfraquecendo-o, para outros confrontos políticos até a retomada do poder nos pleitos que virão. 


É tudo política, meus caros.

Para quem gosta de cerimonial, ou ouvir, para melhor tirar conclusões, posto aqui o discurso da posse de Gleisi, e despedida de Palocci. De quebra, a fala final da presidente.









(link vídeos)


Com informações: congresso em Foco.
Imagem reprodução: senado.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger