terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A mídia e a tua liberdade de expressão e comunicação [vídeo]

A concentração de grandes veículos de comunicação na mãos de poucos, permite o estabelecimento de um oligopólio nocivo à democracia e à cisão de direitos universais de cada cidadão. Manipula informações para seu próprio interesse e de seus comensais, com a finalidade de acumular poder em detrimento do bem comum. Atenta contra nossa liberdade de expressão, livre arbítrio, e nossa capacidade de pensar por si mesmo.
Determina o que podemos e o que não podemos ver, ou ler. Afim de limitar nossa capacidade de raciocínio de forma a nos levar a crer que aquilo que divulga é a mais pura expressão da verdade. De sorte que confunde, desinforma e deforma, justamente pelo poder de influência que exerce nas grandes massas.  Dita moda, comportamento, valores. Na política, decide quem será eleito, e quem será expurgado.

Antes de prosseguir, e intempestivamente ser taxado como um idealista inconsequente, com já fui, devo afirmar que não tenho simpatia pelo comunismo, mesmo que seus ideais estejam inseridos na Democracia e tenham representatividade reconhecida no Congresso Nacional. Também, nunca tive intenção de propagar idéias marxistas. Ao contrário, respeitando as leis desde que reconhecidamente justas, busco o compartilhamento de informações com base na verdade. Independente da livre opção político-partidária. Uma vida plena de cidadania e o bem estar geral, é o meu norte.
 
Confira a matéria do vídeo abaixo. Ela ajuda a identificar, de um modo geral, como funciona o comportamento da mídia brasileira.





Quem não conhece, ou quer rever o vídeo Ilha das Flores referido na introdução da matéria, pode assistí-lo aqui.

Para comprovar a parcialidade da mídia em questões políticas, por exemplo, uma matéria veiculada no mês de Setembro pelo Jornal Estadão, sob o título "Carta de embaixador dos EUA mostra preocupação com corrupção no governo Lula", que nos remete a um documento de diplomata americano revelado pelo site WikiLeaks, manipula totalmente a matéria original. André Borges Lopes, comenta a matéria no blog Luis Nassif Online, e revela a farsa da desinformação.  

Importantes meios de comunicação ao "informar" sobre a corrupção, um mal apartidário que a grande imprensa não reconhece como tal, a preocupação é sempre com a causa e não com a consequência. Como demonstra a resposta do movimento apartidário Anonymous, à matéria da revista Veja, "Dez motivos para se indignar com a corrupção". (edição).

Confira o vide abaixo e a resposta na íntegra aqui.   






Para um olhar sem compromisso ao outro lado da moeda, fica a sugestão de leitura desses dois importantes artigos:

Desinformação e desrespeito na mídia brasileira.
O pior inimigo do governo Dilma.
 


Crédito da Imagem: OlharGlobal.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Priscila disse...

Ótimo post guara!

Abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger