quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Enem: charge

Desde que foi criado, em 2009, o Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem passando por várias transformações que visam o seu aperfeiçoamento. Um projeto de tal envergadura, é evidente que estaria sujeito à adaptações necessárias, a medida em que vão se revelando pontos de ineficácia. Não obstante significar oportunidade de acesso para milhões de jovens ao ensino superior, é alvo de um turbilhão de críticas de diversos setores, exclusivamente da mídia em geral.

Esta charge de Marcelo Fávaro, que eu vi no Blog do Tarso, retrata de forma oportuna os ataques que tem por finalidade desclassificar o Enem. (clik para ampliar)
   
Prova de que há uma busca incessante pela excelência deste gigantesco projeto, o MEC decidiu pelo cancelamento do certame previsto para o mês de Abril, sem condições logísticas em melhor conduzí-lo. Mas, o governo já prometeu duas edições do Enem em 2013, conforme noticiou o último segundo.
Ocorre que pela abrangência do projeto, é natural que surjam percalços pelo caminho que prejudicam alguns. Mas, um grande contingente de jovens tem buscado através do Enem melhores condições de progresso em suas vidas.
Quando somos levados a refletir sobre os grandes problemas do país, há unanimidade em apontar a Educação com um dos principais entraves do progresso. Porém, há pouco tolerância quando surge algum projeto que tenha a finalidade de minimizar as dificuldades da grande maioria da juventude brasileira.
Contudo, em vista das falhas de execução na maioria das vezes exageradas pela mídia, os responsáveis pelo Enem tem consciência do constante aperfeiçoamento  do projeto. Anualmente, a adesão ao Enem cresce cada vez mais. O que comprova a necessidade de persistir na continuidade do projeto. Talvez, daqui há alguns anos, nem Enem, nem vestibular, sejam necessários para se ter acesso à Educação de qualidade.

                    
Imagem: Opovo.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e compartilhe. Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger