quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Falso texto coloca Lula na lista dos homens mais ricos do mundo


Um texto que circula na web desde Maio/2012 afirma que o ex-presidente Lula está na lista dos homens mais ricos do mundo. A mensagem inclui a montagem da capa da revista Forbes e parte da lista em que o nome de Lula aparece em 14º lugar, na frente do banqueiro que tem problemas com a justiça, Daniel Dantas. Seria mais um escândalo a causar perplexidade no internauta desavisado, não fosse esta mensagem uma grande farsa.
Há pelo menos duas versões deste texto circulando através do correio eletrônico. Bastou 5 minutos para verificar que o texto é um pulha virtual. Considerando que esse tipo de mensagem tem por objetivo denegrir a imagem da pessoa, no caso a do ex-presidente, as suas próprias características denunciam a falsidade que ela contém. 
Dois conhecidos sites que se dedicam ao mister de desvelar farsas existentes na web, analisaram o texto das duas mais recorrentes versões que rolam por aí. O E-farsas e o Quatrocantos, chegaram a conclusões parecidas e revelaram vários pontos que comprovam a ilegitimidade dos dados contidos nesse tipo de mensagem. Confira aqui e aqui

Por exemplo, uma das versões afirma que Lula teria acumulado uma fortuna de "R$ 2 bilhões de dólares". Escrito assim mesmo. Ainda, com assinatura falsa e um link que remete ao site da revista Forbes, mas não ao link específico da reportagem. Quanto a moeda, deve ser o novo "dólar brasileiro" que o ex-presidente lançaria quando em exercício do mandato. Ocasião em que foi "anunciado" na grande rede, por uma destas bombásticas mensagens, que as novas notas trariam a expressão "Lula seja louvado", no lugar de "Deus seja louvado". Baseadas no modelo das cédulas americanas. Com desculpas pela ironia, seria algo parecido com as notas falsas de reais apreendidas pela polícia em um município do Rio Grande do Norte. 


A outra versão, corrige o erro, e traz o texto em letras garrafais vermelhas, e sem assinatura. Uma característica própria desses textos apócrifos. Neste caso, não é difícil discernir o contexto político da mensagem. Estamos em plena campanha politica para eleições minoritárias. Como de praxe, ora honestas, ora bizarras. Assim é o nosso querido Brasil que sempre sonhamos ver mudado, principalmente nesta área. 

Quem ler esta postagem poderá interpretá-la como uma defesa jurídica do principal personagem envolvido. Mas não é essa a intenção. É apenas a escolha de comungar com os nobres objetivos dos bem intencionados sites citados, e contribuir para que tenhamos sempre uma Internet mais limpa, segura. Onde todos possam partilhar conhecimentos com responsabilidade e equilíbrio, de uma forma proveitosa, prazerosa, onde a navegação seja sempre com segurança e harmonia. 

Diante disso vale lembrar o ditado popular, cada um que ouve um conto aumenta um ponto. Como já dizia minha Vó Leonor, as pessoas tendem a acreditar naquilo que elas querem acreditar. Ou por princípios pessoais, opção de vida, ou por que desconhecem a verdade por inteiro. Um acontecimento sempre é apresentado em várias versões, principalmente nos meios de comunicação. Como uma moeda sempre tem dois lados, o bom senso nos recomenda checar ambos. 


Imagem: reprodução/quatrocantos.
 
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger