quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Blog do Financial Times comete erro ao publicar sobre o patrimônio de Lula

Blog de responsabilidade de Joseph Leahy, hospedado no portal do jornal Financial Times (FT), trás matéria publicada na última sexta (11) atribuindo ao ex-presidente Lula, imóveis que jamais lhe pertenceram.  Com base nos dados vazados na Internet pelo hacker "@ndu1nder" através do Twitter, o artigo intitulado "Lula's 'loot': not much to look at" (O 'Saque' de Lula: não há muito a observar, em tradução livre), cometeu o que no jargão do jornalismo se chama "barriga".
Isto é, cometeu equívocos ao relacionar os bens imóveis que supostamente estariam em nome de Lula.
Na matéria, o autor lembra a pressão que o ex-presidente vem sofrendo sobre as alegações de envolvimento com o escândalo do mensalão. Fala das denuncias de Marcos Valério e que este teria pago despesas pessoais de Lula. Também se refere à condenação de seus principais assessores, companheiros de seu governo condenados no processo. 

No artigo, Joseph Leahy conclui que, para quem esperava encontrar entre os imóveis de propriedade do ex-presidente, palacetes em bairro nobre de São Paulo, apartamentos em condomínio à beira mar ou fazendas na Amazônia, ficou desapontado. Tendo como instrumento principal da matéria as informações do hacker postadas no Twitter, com endereços de propriedades, números de telefones, empresas registradas em seu nome, o jornalista que cometeu o erro, cita quatro imóveis que Lula seria dono, e reproduz imagens do Google Maps das fachadas dos bens.

Leahy, ao descrever os imóveis, diz que o mais respeitável é o apartamento em um prédio de aparência normal situado em São Bernardo do Campo, onde segundo o hacker, Lula teria mais dois apartamentos. Em seguida, refere-se a uma casa humilde no interior do Estado de São Paulo, como muito ruim precisando de pintura. E uma casa na cidade nordestina de Natal, localizada em uma área que de acordo com as fotos do Google Maps, "este não é um lugar que você gostaria de passear à noite, especialmente quando 'uma pesquisa do YouTube' lança vídeos sobre homicídios e outros problemas sociais", descreve o jornalista.

Contudo, a assessoria do Instituto Lula questiona a posse dos bens. Com exceção do apartamento de São Bernardo do Campo (SP), os outros nunca pertenceram a ele. Segundo informação publicada na coluna de Mônica Bergamo, da Folha, e publicada no site 247. E diz o seguinte: "Entre os imóveis listados pelo blog do "Financial Times" como de propriedade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só o apartamento de São Bernardo (SP) pertenceria de fato a ele. Segundo a assessoria do Instituto Lula, das outras três casas da lista levantada por um hacker, uma já foi do ex-presidente, mas não seria mais. As outras duas, em Sertãozinho (SP) e na periferia de Natal (RN), nunca teriam feito parte do patrimônio do petista". "Uma hipótese levantada pela assessoria do ex-presidente é a de que "provavelmente usaram o nome ou CPF dele na hora de fazer o registro ou se trata de um homônimo". O hacker, identificado como nbdu1nder, postou no Twitter também linhas telefônicas e firmas registradas supostamente em nome de Lula."

Lula, que tem apanhado da mídia mais que mulher de malandro, e tal qual o próprio Satanás quando bateu de frente com um bando de piasitos criados guaxos, agora é alvo também de hacker reacionário, possivelmente pertencente ao bando de tucanos rancorosos que se viram fora do ninho quente do poder. Nem tanto por causa do escândalo do mensalão, mas por ter usurpado o poder pelas vias democráticas e ainda indicar e colocar em seu lugar uma mulher. A primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil. 

Afinal, quem tem o maior patrimônio (declarado ou não), dentre os figurões e políticos que aparecem na mídia a toda hora? 


Fonte: Correio do Brasil
Informação: 247
Imagem: reprodução/Terra/Foto: Clarissa Neher





RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger