terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Política: Dilma anuncia nome de mais sete ministros para o segundo mandato

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta segunda (29) o nome de mais sete ministros que irão compor seu segundo mandato, a partir de 2015. Quatro são novos, três foram remanejados de outros ministérios. Faltam ainda 15 ministros que serão anunciados antes de quinta-feira (1º), data da posse. A novidade é a volta de Patrus Ananias ao governo. Patrus, que foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo de Lula, assumirá o ministério do Desenvolvimento Agrário.
Um homem de esquerda, que agrada ao PT e aos movimentos sociais. Dizem os analistas políticos, que com esta indicação Dilma dá uma guinada à esquerda, em contraponto à nomeação de Kátia Abreu (PMDB) para a Agricultura. Kátia, é uma senadora identificada com a direita e ligada à bancada representativa do Agronegócio e influente no Congresso. Sua indicação não foi muito bem recebida pelos partidos de esquerda que compõem a base do governo de Dilma Rousseff.

Como já era esperado, o atual ministro de Relações Institucionais Ricardo Berzoini ocupará a pasta do Ministério das Comunicações, no lugar de Paulo Bernardo. Em seu lugar, assume o deputado Pepe Vargas, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, e que terá como missão articular o diálogo político entre o Executivo e o Legislativo.

Na semana passada, Dilma anunciou 13 novos ministros estabelecendo o espaço do PMDB, PSD, PC do B, e PRB. Assim, está quase concluído o ministério de Dilma para o segundo mandato presidencial. Falta muito pouco para juntar as pontas do processo para governar com a forças do Congresso. Um mandato que, tanto administrativamente quanto politica e economicamente, não será nada fácil.

Nesses próximos quatro anos, o governo Dilma terá pela frente várias dificuldades. Primeiramente, a nova equipe econômica, formada pelos futuros ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, terá que tomar medidas efetivas para fazer a economia do país deslanchar. Novos planos já foram anunciados neste sentido. 

Haverá também os desdobramentos da Operação Lava jato. Escândalo de corrupção que atingiu em cheio vários partidos políticos que dão sustentação ao governo. Inclusive o PSDB, o maior partido de oposição, foram pegos na prática de vários crimes contra a maior estatal brasileira, a Petrobras. Um caso que vai esquentar a política no decorrer de 2015.

Confira os sete nomes que Dilma anunciou nesta segunda:  
     
Secretaria-Geral – Miguel Rossetto
 
Desenvolvimento Agrário – Patrus Ananias
 
Relações Institucionais – Pepe Vargas
 
Comunicações – Ricardo Berzoini
 
Previdência – Carlos Gabbas
 
Integração Nacional – Gilberto Occhi
 
Transportes – Antonio Carlos Rodrigues


Fonte: bemparan/nominuto
Imagem: reprodução/créditos da foto: Roberto Stuckert Filho/PR


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger